Confira 4 dicas de como se preparar para uma viagem de moto

Tempo de leitura: 3 minutos

Sem dúvidas, viajar é um dos grandes prazeres da vida: admirar a paisagem, conhecer novos lugares, visitar pessoas queridas, conhecer novas pessoas e culturas. Essa experiência fica ainda mais incrível para quem opta por uma viagem de moto. Esse tipo de passeio proporciona uma sensação ainda maior de liberdade, aventura e adrenalina.

Entretanto, uma viagem de moto requer mais planejamento e preparo para ser feita em segurança. Por esse motivo, elaboramos este miniguia com 4 dicas para que sua viagem seja repleta de boas experiências. Acompanhe!

1. Trace uma rota

O seu planejamento deve começar por um roteiro de viagem. Então, pesquise sobre as estradas para chegar ao seu destino, analise as condições e o que existe em cada uma delas para que você possa aproveitar o trajeto todo. Defina também os pontos de parada que podem dar suporte a você durante o caminho.

Não esqueça de verificar a localização dos postos de combustível em seu trajeto e lembre-se que é importante parar no mínimo a cada duas horas. É fundamental parar para descansar um pouco, beber água, comer alguma coisa, esticar as pernas. Ainda, procure saber sobre as condições climáticas do dia da viagem de moto. Em tempo chuvoso, o cuidado precisa ser maior.

2. Esteja em dia com a revisão de sua moto

Antes de viajar, faça uma revisão completa da moto. Mesmo que você já mantenha uma rotina de manutenção preventiva, é imprescindível passar em uma oficina especializada e verificar se todos os componentes estão em ordem antes de cair na estrada.

O sistema elétrico e os pneus merecem maior atenção, pois são peças críticas do conjunto mecânico. É essencial que os pneus não apresentem nenhum problema na banda de rodagem. Se eles forem trocados, saiba que há uma camada de proteção que é escorregadia. Por esse motivo, é necessário rodar alguns quilômetros para retirá-la antes da viagem de moto.

3. Defina o que você deve levar

Fazer as malas para uma viagem de moto requer equilíbrio entre levar elementos suficientes para garantir o conforto e não sobrecarregar com peso desnecessário. Uma dica é levar em consideração a previsão do tempo para a data ao escolher as roupas.

Ao carregar a motocicleta, coloque os itens mais pesados no fundo e nos lados. Desse modo o peso é centralizado. O que for mais leve deve ir em cima. O mais indicado é usar malas tanque ou alforjes. Caso não os tenha, utilize uma rede elástica. Porém, observe se ela está bem presa à moto.

4. Tenha cuidado com a postura ao pilotar

Mantenha sempre a postura ereta enquanto pilota. Ficar curvado, deitado sobre o tanque ou com o quadril inclinado para os lados faz o cansaço chegar antes e ainda causa dores no corpo — principalmente na coluna e nas pernas. Além disso, pode causar acidentes.

Por isso, mantenha-se confortável sobre a moto, com os ombros relaxados e com os cotovelos levemente curvados para dentro. A cabeça deve estar sempre na vertical, enquanto que o quadril deve ficar próximo ao tanque de combustível. Posicione os pés nas pedaleiras de modo que fiquem sempre paralelos ao solo.

Seguindo essas dicas, certamente sua viagem de moto será inesquecível e sem imprevistos. As orientações que apresentamos garantem a segurança e o conforto durante todo o seu trajeto. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor o passeio e desfrutar de toda a sensação de liberdade que somente uma moto na estrada é capaz de oferecer.

Aproveite a visita no blog e conheça também os cuidados essenciais de manutenção de moto em períodos de chuva. Essa informação também será extremamente útil para sua viagem!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *