Saiba mais sobre a tecnologia Smartkey keyless para motos

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já imaginou poder ligar sua moto sem precisar usar uma chave?

Pode parecer algo futurista, digno de estar no filme “De Volta Para o Futuro”, mas essa situação já se tornou realidade com a tecnologia keyless.

Neste post, você vai entender o que é e como funciona essa tecnologia, além de citar algumas vantagens para os usuários no dia a dia e os riscos que essa novidade pode trazer. Confira!

Aprenda o que é a tecnologia keyless

Os veículos com essa tecnologia têm um sensor próximo à porta do motorista em carros ou no painel em motos.

Por meio de ondas de rádio emitidas por um gerador, o veículo lê o código contido na respectiva chave do carro ou moto. Isso permite que o dono consiga destravar o veículo automaticamente assim que ligar a motocicleta sem a necessidade de tirar a chave do bolso ou da mochila.

O mesmo vale para fechar o veículo: a ação acontece de forma automática assim que a chave estiver a menos de 1,5m de distância.

As frequências e os códigos são únicos, o que impossibilita que a chave abra outros veículos próximos. Em alguns modelos, não é necessário ligar a ignição, basta apertar um botão para que o carro ou a moto possa ser ligado. Outros modelos necessitam apenas que a chave seja inserida no painel.

Modelos de motos como a SH 150i e SH 300i, ambas da Honda, já usam essa inovação. Ambas são scooters que prezam pelo conforto e pela segurança do piloto: ou seja, são perfeitas para rodar pela cidade. A 300i foi a primeira scooter de 300 cilindradas a adotar a tecnologia.

Comodidade e segurança

O principal e mais perceptível benefício da tecnologia keyless é a comodidade: caso você esteja com compras ou com as mãos ocupadas, não precisa passar momentos de tensão procurando pelas chaves, já que o sistema desbloqueia o acesso e liga o veículo automaticamente.

Outra vantagem é a maior segurança que essa praticidade pode oferecer, já que ao fazer uma parada em um local duvidoso, a rapidez com que se pode sair com o veículo novamente diminui o risco de assaltos.

Viu como a evolução tecnológica cada vez mais busca facilitar a vida do mociclista? A ideia é que a tecnologia keyless seja cada vez mais popular e presente em carros com preços acessíveis — e não apenas em modelos de luxo, como ocorre atualmente.

Gostou do post? Então aproveite e assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do mundo das motos, além de receber dicas valiosas para se dar bem quanto estiver na estrada!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *