Entenda como funcionam as taxas de juros de um financiamento

Tempo de leitura: 3 minutos

A aquisição de uma moto zero km é uma realização pessoal a inúmeros brasileiros. Afinal de contas, são veículos populares pela flexibilidade no trânsito e economia ao abastecer, pontos fundamentais ao consumidor que enxerga na motocicleta uma maneira de agilizar seu cotidiano.

Mas, antecedendo a compra, surge o dilema de compreender a taxa de juros de um financiamento.

No Brasil, a modalidade continua sendo a predileta na aquisição de veículos. Esse favoritismo se dá em conta da flexibilidade dos financiamentos, que permitem o parcelamento da dívida, eliminando a dificuldade em reunir o montante necessário para o pagamento à vista.

Por isso, torna-se importante conhecer as taxas de juros e como elas podem variar na sua negociação. Sendo assim, para garantir que você feche um bom negócio na sua próxima ou primeira moto, acompanhe esta leitura!

A configuração na taxa de juros de um financiamento

Antes de tudo, por que os juros existem? Bem, o financiamento consiste em uma operação de contração de crédito, ou seja, o comprador realizará um empréstimo junto a uma instituição financeira, e essa última se encarregará de quitar o bem financiado.

O comprador terá a moto em seu nome, mas ela continuará alienada à instituição, garantindo que as parcelas continuem sendo pagas. Portanto, os financiamentos são empréstimos, pagos por um consumidor, ao longo de um período.

Com isso, desenhamos os três principais fatores na composição das taxas de juros. Entenda!

Crédito

É a quantidade financeira emprestada. Quanto maior a quantia financiada, maiores serão as taxas. Sempre tente efetuar a transação, quando dispor de um bom valor para dar como entrada, diminuindo o custo contratado e, consequentemente, as taxas cobradas.

Prazo

As parcelas. Quanto mais longo o tempo necessário para pagar, maiores serão as taxas. Dessa maneira, é fundamental que você fique atento ao negociar, não se deixando levar pela aparente redução nos valores, conforme adiciona parcelas na simulação.

Pagador

O comprador, seja esse uma Pessoa Física ou Jurídica. Tal critério poderá influenciar na taxa de juros ao considerarmos que as instituições verificam o score dos clientes, que são o histórico financeiro daquele consumidor, enquanto bom ou mau pagador.

Nesse laudo constam informações a respeito da sua relação com o crédito. Boas pontuações, e um longo histórico de pagamentos em dia, implicarão em taxas melhores do que as pessoas com pontuações baixas e irregularidades em suas fichas.

Essencialmente, as taxas funcionam em uma progressão estatística, sempre calculando o risco e o retorno de uma operação à instituição financiadora. Como neste exemplo: a quem você estaria mais aberto a disponibilizar dinheiro?

  1. Um amigo que pediu R$ 100,00 emprestados, comprometendo-se a pagar integralmente na próxima semana, e que no passado já demonstrou ser confiável;
  2. um conhecido que pediu R$ 500,00 emprestados, compromissando-se a devolver em cinco meses, mas que ainda lhe deve alguns empréstimos de outrora.

As duas situações apresentam riscos e retornos distintos. A diferença está no fato de que as instituições financeiras emprestarão para ambos, mas com o devido cálculo de risco e retorno aplicado, ocasionando as taxas de juros específicas.

Os juros abusivos

Sim, eles existem! Infelizmente, não é possível contar com a ética de todas as pessoas e empresas. Sendo assim, o melhor que você pode fazer para evitar abusos é seguir estas duas orientações:

  • realize a aquisição da moto em uma concessionária sólida e reconhecida na sua região, com profissionais comprometidos na qualidade e segurança da sua compra;
  • antes de assinar qualquer termo ou carta acordo, leia o que está escrito, sem vergonha de sanar todas as curiosidades que surgirem durante a leitura.

Por fim, lembre-se de que a compra de uma motocicleta inclui outras despesas para além da taxa de juros de um financiamento. Portanto, durante o seu planejamento financeiro, trate de incluir valores como emplacamento, acessórios (que possam te interessar), abastecimento, seguro e afins.

Você curtiu este conteúdo? Gostaria de receber mais textos informativos na sua caixa de entrada? Então não perca essa oportunidade e assine a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *