Seguro de vida prestamista: saiba o que é quais são os benefícios

Tempo de leitura: 4 minutos

A vida de um jovem estudante é muito corrida e com muitas responsabilidades, não é mesmo? Sempre existe aquela vontade de melhorar a locomoção, considerando que o transporte público é ineficiente e lhe faz chegar atrasado em compromissos importantes.

Uma moto pode ser financiada em parcelas que cabem dentro do seu bolso. Apesar das vantagens, sempre existe o medo dos acidentes de trânsito, então é importante ter um seguro de vida prestamista dando dicas de segurança, confiança e ajudando a escolher a melhor opção.

Neste post, vamos mostrar o que é, como contratar e os benefícios de ter um seguro de vida prestamista para sua proteção. Aproveite a leitura!

O que é o seguro de vida prestamista?

O seguro prestamista se responsabiliza pelo pagamento de prestações ou até mesmo pela quitação de planos de financiamento e bens adquiridos pelo segurado. Caso ocorra um sinistro (acontecimento de um acidente ou prejuízo material), o beneficiário e sua família ficarão despreocupados com os prejuízos.

Essa categoria de seguros é popularmente comparada a uma prestação social, pois abrange invalidez, desemprego e até mesmo falecimento. O seguro de vida prestamista evita perda do bem adquirido e deixa a família livre de dívidas. Além disso, ele também é uma garantia às empresas que trabalham com fornecimento de crédito.

É importante ressaltar que o primeiro favorecido será sempre a instituição credora, funcionando como uma proteção financeira. Com isso, a dívida será evitada por ambos os envolvidos de acordo com o que estará previsto no contrato.

Como se dá a contratação do seguro de vida prestamista?

Para contratar esse seguro é preciso conversar com a loja onde se comprou o produto, a maioria dos estabelecimentos vende essa garantia por terem parcerias com seguradoras, sendo assim, o contrato é fechado diretamente com a rede varejista.

Com a expansão do crédito consignado no Brasil, esse ramo cresceu, o seguro de vida prestamista tornou-se comum em muitas instituições, como bancos, devido a parcerias com seguradoras. É possível até mesmo oferecer valores acima da dívida contraída, por isso, é interessante avaliar as modalidades e características.

Quais são os benefícios da contratação deste seguro?

O seguro de vida prestamista é opcional e tem um ótimo custo-benefício, podendo ser um adicional mensal na parcela de um financiamento. O valor acaba variando muito devido a uma grande rede de distribuição como varejistas, concessionárias, conglomerados, etc. Isso contribui para maior adesão das classes C, D e F.

Por ser um seguro de vida em grupo — contratado por muitos segurados de um mesmo estabelecimento — acontece uma diminuição do preço final e contribui diretamente com clientes com baixo poder de compra. Existem diferenças que consideram a idade, valor do bem e prazo de financiamento para se adequar melhor à realidade de cada beneficiário.

As vantagens de se adquirir um seguro de vida prestamista são interessantes e têm muitos pontos favoráveis. O consórcio nacional Honda, por exemplo, oferece essa modalidade de seguro. Veja como funciona.

Cota não contemplada

No caso da cota ainda não estar contemplada, o seguro de vida prestamista realizará o pagamento de todas as parcelas a vencer e uma parte do consórcio será honrado de modo automático na assembleia seguinte. Assim, o segurado ou a família podem utilizar o valor crédito. Isso pode ser aplicado nas seguintes eventualidades:

  • invalidez permanente total por acidente (IPTA);
  • óbito.

A seguradora garante cobertura, em caso de sinistro, apenas para membros que estejam com até 90 dias de atraso desde o pagamento da última parcela.

Cota contemplada

Se o seguro de vida prestamista tem a sua cota contemplada, as parcelas que estão para vencer são quitadas pela seguradora. Diante disso, não são deixados valores residuais à família ou a outros favorecidos.

Contemplações

Já que a cobertura e os pagamentos são realizados pela seguradora de acordo com as apólices, tem-se uma maior quantidade de contemplações.

O seguro de vida prestamista dá ao motociclista liberdade, segurança e tranquilidade para sua família. Antes de escolher, contrate uma concessionária parceira, de preferência a que esteja sempre disposta a lhe ajudar.

Gostou do post? Agora que você conhece as vantagens do seguro de vida prestamista, confira a linha de motos Honda e escolha a sua preferida!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *