Quais são os sapatos mais indicados para andar de moto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar no seu sapato para andar de moto? É comum encontrar em Rondônia, e no resto do Brasil, motociclistas pilotando de chinelo. Ocorre que, além de perigosa, essa prática é proibida. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa em seu artigo 252 para quem dirigir usando “calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. Trata-se de uma infração média, que registra quatro pontos na carteira e, portanto, pode logo deixar você sem permissão para dirigir.

Neste post você vai aprender sobre os tipos de calçados mais indicados para andar de moto. Inicialmente, descobrirá por que não andar de chinelo ou descalço. Em seguida, vai ler algumas dicas para escolher o sapato mais confortável, mas que também ofereça segurança ao pilotar. Na última parte, abordamos os calçados que acompanham kits de chuva e como usá-los corretamente. Continue a leitura!

Por que não pilotar moto descalço?

Estritamente, dirigir carros ou mesmo pilotar motos descalço não é proibido por lei. O texto veta “calçado que não se firme nos pés”. Portanto, ninguém pode ser multado por dirigir descalço.

No entanto, embora não seja proibido, pilotar descalço não é recomendável. Ao fazer isso, você expõe seus pés a queimaduras sempre que precisar frear a moto e pisar no chão, e também pode se machucar pelo contato com o próprio veículo.

Talvez você tenha que parar a moto por algum motivo em um terreno desconhecido, que pode ter cacos de vidro, sujeira ou outro material que cause infecções. Por isso, o uso de um calçado é sempre melhor.

Como escolher o melhor sapato para andar de moto?

O sapato para andar de moto deve ser encarado como um item de segurança, da mesma forma que o capacete. O ideal é um calçado fechado, que envolva todo o pé, fique firme e esteja em bom estado. Evite solados lisos, como sapatos de festa que deslizam com facilidade. O melhor calçado para pilotar moto tem um solado serrilhado, acidentado, que dificulta que ele escorregue do pedal.

Tênis e botas de pilotagem são as melhores opções. Oferecem cano mais alto, melhor aderência e resistência à água, protegendo os tornozelos e os pés por inteiro.

Se você for a um evento que exige outro tipo de calçado, guarde-o na mochila ou no bagageiro e troque quando chegar.

Como usar o sapato com kit de chuva?

Não há como escapar da chuva em Rondônia, daí cresce a importância do famoso kit de chuva. Existem diferentes modelos. Um inclui capa de chuva e jaqueta sobre a roupa, outros são conjuntos impermeáveis ou calças em PVC com reforço interno. Em qualquer opção, o ideal é calçar botas de solado flexível, que protegem o calçado que você estiver usando da chuva e também do desgaste do câmbio.

Sapato para andar de moto é assunto sério. Trata-se de um item de segurança, assim como o capacete. Embora a lei permita a você pilotar descalço, não convém economizar na hora de calçar. Melhor andar protegido.

Gostou desta matéria? Continue aprendendo sobre o melhor equipamento para pilotar. Confira em nosso artigo os óculos ideais para andar de moto!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *