Saiba os principais cuidados para comprar capacete de moto

Tempo de leitura: 3 minutos

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar da importância do capacete: estatísticas mostram a utilização correta desse equipamento de proteção reduz em até 40% risco de morte e em até 70% o risco de sequelas em motociclistas.

Além disso, a maior parte dos acidentes envolvendo motocicletas e suas consequências negativas é motivada por falhas humanas, e não por falhas técnicas e/ou problemas com o veículo.

Mas você sabe quais características deve levar em consideração na hora de comprar capacete? No post de hoje selecionamos algumas dicas, confira!

Saiba qual é a sua prioridade e atente para o tamanho do capacete

Para escolher o capacete ideal para comprar, você deve primeiro fazer uma análise de qual é a sua prioridade. A segurança é primordial na hora de optar por um capacete, e deve-se escolher aquele que consiga ter resistência a um forte impacto, mas levar em conta outros fatores.

Se o seu uso for basicamente urbano, em avenidas movimentadas e com muitas trocas de pista, é fundamental que ele possua uma boa visão periférica, fator mais importante do que para quem utiliza a motocicleta apenas para viagens, por exemplo.

O tamanho também deve ser cuidadosamente observado. Se ele for grande demais e ficar largo na sua cabeça, com certeza não será dos mais seguros. Se for justo demais, será extremamente desconfortável o seu uso. Lembre-se, também, de ajustá-lo todas as vezes que você for realizar uma viagem.

Observe o tipo de material do capacete

Saber quais são os materiais do capacete também é um fator essencial para que você tenha um item com maior durabilidade e segurança. O forro impede o contato da sua cabeça com o material externo, que é mais duro e resistente. Além de dar mais conforto ao usuário, esse material amortece o impacto em caso de uma batida.

É interessante escolher um capacete que tenha forro removível, pois assim você pode tirar e lavar com certa frequência. Você transpira no forro e é um ambiente propício para o desenvolvimento de ácaros e micro-organismos.

Os capacetes fabricados com fibra de carbono são leves e absorvem bem o primeiro impacto. Já aqueles com fibra de vidro são mais seguros, pois o nível de absorção dos outros impactos é semelhante ao do primeiro.

Os capacetes fabricados com a tecnologia de plástico injetado são os mais baratos do mercado: são seguros, mas perdem em relação ao anterior no sentido de absorção.

Verifique se o material possui selo de segurança

A qualidade do capacete é um fator crucial na hora da escolha. Comprar produtos de origem duvidosa pode ser uma péssima decisão, pois não haverá garantias de que ele o protegerá na hora de impactos. Por essa razão, há uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que exige o certificado do Inmetro para os capacetes que atestem a sua qualidade e segurança.

Para comprovar essa certificação, os fabricantes devem colocar no material um selo ou etiqueta com a marca do Inmetro. Então, fique atento: sempre verifique se o capacete que você está comprando possui esse selo.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais cuidados e atenções deve tomar na hora de comprar capacete, assine a nossa newsletter e receba as novidades por e-mail!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *