Qual a média de consumo de combustível de uma moto?

Tempo de leitura: 3 minutos

A motocicleta é um veículo com baixo consumo de combustível, já que tem a vantagem de ser leve e compacta. Além disso, quanto menor for a sua cilindrada, mais econômica ela será.

É importante que o motociclista adquira o hábito de checar o consumo médio da sua moto. Dessa forma, é possível detectar problemas mecânicos e também encontrar maneiras de aumentar a autonomia.

Quer saber como fazer esse cálculo e descobrir exatamente quanto a sua moto consome? Veja neste post!

Qual é o consumo médio de combustível de uma moto?

Não é possível falar de um consumo geral para todas as motos, pois isso depende das características de cada modelo. Mas, sem dúvidas, uma moto é bem mais econômica do que carros e outros veículos, seja em trechos urbanos ou rodoviários.

Devido ao peso e ao funcionamento do sistema, os carros apresentam um consumo bem mais elevado. A exceção são os veículos híbridos, que têm outras especificidades e podem conseguir um consumo semelhante ao de algumas motos de cilindrada elevada.

Como calcular o consumo médio?

Fazer o cálculo do quanto uma moto consome de combustível é bem simples. Os donos de modelos flex, no entanto, devem ter atenção a um ponto: a conta é feita apenas para álcool ou para gasolina. Assim, para evitar erros devido à mistura de combustíveis, você precisa encher o tanque duas vezes com o mesmo tipo e fazer o cálculo apenas no segundo reabastecimento.

O ideal é encher o tanque da moto assim que vir o aviso de que o nível atingiu a reserva. Com o tanque cheio, anote qual é a quilometragem marcada no odômetro de sua moto. Quando o tanque chegar à reserva complete-o novamente, anote a nova quilometragem e quantos litros a bomba marcou.

Para fazer a medida de consumo, basta pegar a primeira quilometragem anotada e subtrair da segunda. O resultado é a quantidade de quilômetros que você percorreu com o tanque. Agora basta dividir esse número pelos litros que a bomba marcou no abastecimento. Assim, você saberá quantos quilômetros a moto fez com cada litro de combustível.

Quais fatores influenciam no consumo?

Não é impossível que a moto do seu amigo faça 50 km/l enquanto a sua faz apenas 25 km/l. Alguns fatores influenciam no consumo. Motos de maior cilindrada, por exemplo, consomem mais do que as de menor cilindrada. Isso é inevitável: quanto mais potência se tem, mais combustível é necessário para isso.

Outro fator importante é o modo de condução do motociclista. Se você é daqueles que saem do semáforo acelerando bastante ou fazem retomadas bruscas, a sua moto vai consumir mais combustível.

A manutenção preventiva também é um fator importante. Uma moto revisada tem um consumo de combustível menor do que uma que não passa pelas revisões programadas, como a troca de óleo.

Veja, agora você aprendeu que calcular o consumo de combustível de uma moto não é difícil. Para ter o máximo aproveitamento do seu veículo e garantir economia, realize as manutenções preventivas e fique atento ao seu modo de dirigir.

Você está entrando agora no mundo sobre duas rodas? Veja as nossas 6 dicas para motociclistas iniciantes!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *