Qual é a postura correta para pilotar uma moto? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 3 minutos

Principalmente em um dia de sol, andar de moto é um prazer e uma ótima forma de relaxar.

Mas você sabia que manter a postura correta para pilotar uma moto, especialmente em viagens ou trajetos longos, pode evitar acidentes e dores na coluna e nas pernas? Pois é! Conhecer a forma certa de pilotar ajuda você a escapar de vários problemas.

Continue com a gente e veja algumas dicas que podem te ajudar!

Estilo de moto e postura correta

Existem motos mais altas — Honda CB 500X — e outras mais baixas — Honda Biz 125. Cada uma delas tem uma postura correta para pilotar, mas algumas dicas servem para quase todas. Aqui estão as principais:

  • fique confortável na moto;
  • relaxe os ombros;
  • mantenha a cabeça sempre na vertical;
  • deixe as mãos nas manoplas — nada de dedão na buzina;
  • posicione os pés nas pedaleiras e sempre paralelos ao solo;
  • mantenha o quadril próximo ao tanque de combustível;
  • deixe os cotovelos levemente curvados para dentro.

Além dessas dicas, conheça alguns modelos de motos e suas principais características ao pilotar.

Modelo Custom

São aquelas motos perfeitas para viagem. Com banco mais baixo, guidão próximo ao corpo e pedaleiras mais a frente, são muito confortáveis.

Nesse modelo fique sempre com a coluna reta e tenha cuidado! Nunca deixe os quadris curvados para frente ou para trás. Isso pode causar dores nas costas, pernas e joelhos.

Motos Street e Trail

Indicadas principalmente para o dia a dia, com motores menores — entre 125cc e 500cc— , elas são ágeis no trânsito, mas uma postura errada pode te colocar em uma fria. Fique sempre com os joelhos junto ao tanque de combustível e com a coluna e cabeça retas.

Esportivas

Elas são maravilhosas — como a Honda CBR 1000RR Fireblade SP — e com certeza são muito velozes, mas nem sempre são tão confortáveis. Muito cuidado com a postura nesse tipo de moto. Em velocidades mais altas, qualquer desequilíbrio por causa da forma como você está sentado nela pode resultar em queda.

Procure manter os ombros relaxados e com o corpo um pouco mais inclinado para o tanque — nada de deitar e ficar com a cabeça para cima! Isso força bastante o pescoço e os ombros e você vai sentir dores nessas regiões, além disso, diminui a visão do que está acontecendo a sua frente.

 Acidentes e lesões

Infelizmente, com o tempo, acabamos desenvolvendo alguns hábitos muito ruins na hora de pilotar nossa moto. Vamos ver alguns:

  • andar quase deitado sobre o tanque de combustível;
  • ficar com as pernas abertas e os pés fora das pedaleiras;
  • deixar o dedo em cima da buzina;
  • manter o quadril inclinado para trás, ou pior, para os lados.

Evite cometer esses erros, pois, além de prejudicar a sua saúde, podem colocar a sua vida em jogo. O simples fato de deixar os pés fora das pedaleiras pode causar um desequilíbrio ao esbarrar em algo e levar a uma queda.

Agora que você já sabe qual a postura correta para pilotar uma moto, aproveite para dar uma volta, mas lembre-se, seja um motociclista consciente, nada de loucuras no trânsito.

Leia também o nosso post sobre 10 dicas fundamentais para quem anda de moto. Até breve!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *