Tempo de leitura: 3 minutos
Para andar de quadriciclo precisa de habilitação? A situação dos quadriciclos foi regulamentada pela resolução 573 do Contran e categorizados como um veículo motorizado, por isso bate a dúvida em quem deseja ter essa experiência. No entanto, o quadriciclo, por ser moderno, vem ganhando cada vez mais adeptos.
No Brasil, é visto em praias ou em trilhas ecológicas, pois é adaptado para se locomover com facilidade no asfalto, na areia e em terrenos acidentados. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para você ler antes de comprar um quadriciclo! Pronto para saber mais a respeito? Então, acompanhe a leitura até o final!
Como é a experiência de andar em um quadriciclo?
Adrenalina, diversão e muita emoção! Podemos dizer que,o passeio de quadriciclo, um veículo preparado para aventuras off-road em meio a natureza, é uma experiência radical que fará você se surpreender.
São veículos resistentes, pequenos e fáceis de pilotar. Eles encaram qualquer terreno, o que transforma cada passeio em uma aventura ímpar. Praticar trilhas com quadriciclos é uma grande tendência do ecoturismo de aventura. A seguir algumas características desse pequeno notável:
- 4×2 – alta capacidade de tração nas rodas traseiras, seu guidão, por ser maior e mais leve, é ágil e faz curvas com facilidade;
- 4×4 – alta performance em terrenos acidentados e áreas alagadas.
Para andar de quadriciclo precisa de habilitação?
Sim, conforme o artigo 143 do Contran, para sua condução é necessário que o piloto seja habilitado na categoria B, que se destina ao condutor de veículo motorizado. No entanto, para que os quadriciclos possam circular por vias urbanas, eles precisam ser emplacados com a identificação traseira, como já acontece com as motos.
O condutor deve, obrigatoriamente, usar capacetes com viseira ou óculos protetores. Mesmo precisando de habilitação, os quadriciclos continuam proibidos de trafegar em rodovias estaduais ou federais.
Registro e licenciamento
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9503 de 97) estabelece que o quadriciclo é um veículo automotor, podendo ser licenciado para passageiros como também para cargas. Devendo ser registrado e licenciado pelo órgão de trânsito, tendo que portar placas de identificação. Todas as taxas que qualquer veículo paga, o quadriciclo também deve pagar: IPVA, licenciamento e DPVAT.
Equipamentos de segurança
A legislação estabelece quais são os equipamentos obrigatórios para os quadriciclos:
- espelho retrovisor;
- farol dianteiro;
- lanterna traseira;
- lanterna de freio;
- indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
- iluminação da placa traseira;
- velocímetro;
- buzina;
- dispositivo para controle de ruído do motor;
- protetor das rodas traseiras.
Como escolher um quadriciclo?
São várias dúvidas e você precisa atentar para as características de cada modelo. A escolha final é sua. Vejamos algumas particularidades a serem observadas.
Cilindrada
Quanto maior, melhor o desempenho e maior a velocidade que o quadriciclo pode desenvolver. Por isso, atente às cilindradas do modelo que você escolheu.
Transmissão
Há modelo com várias marchas e outros com apenas uma marcha. Entretanto, a principal vantagem é que você economiza mais combustível e não força tanto o motor do veículo.
Sistema 4×4
A série 4×4, também conhecida como tração nas 4 rodas, distribui a força do motor de modo igual para todas as rodas. Isso faz com que o piloto tenha mais segurança na hora de realizar as manobras e também diminui o risco de atolar na lama, por exemplo
Modo de partida do motor
Existem dois tipos:
- manual – motor é acionado ao puxar uma cordinha;
- elétrico – motor é acionado primeiro pela ignição com chave e depois aperto de botoeira no painel.
Agora que você descobriu que para andar de quadriciclo precisa de habilitação, lembre-se que as consequências de não seguir o que está na lei são as mesmas para qualquer outro veículo. Afinal, isso pode colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas.
E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail as informações mais recentes!