Quais são os óculos ideais para andar de moto? Saiba como escolher!

Tempo de leitura: 4 minutos

O motociclismo sempre foi retratado na cultura pop como uma manifestação de independência e liberdade. Comumente, as pessoas têm uma imagem característica dos motociclistas, com óculos escuros e jaquetas de couro. No entanto, vale lembrar que proteções como essas são fundamentais, principalmente quando os óculos ideais para andar de moto são o assunto.

Considerando a importância do tema e a popularidade desse item, elaboramos este artigo reunindo os principais critérios durante a escolha. Deseja melhorar a sua tomada de decisão na compra desse acessório? Então acompanhe!

A importância dos óculos ideais para andar de moto

Todos sabemos que os óculos são excelentes peças na construção de um estilo. Contudo, quando afunilamos o propósito desse item para andar de moto, encontramos sua real finalidade: a segurança!

Lembre-se, antes de tudo, que os motociclistas não contam com a mesma proteção que os condutores de automóveis — afinal de contas, a ausência de um para-brisa entre o piloto e a estrada implicam em maior exposição e risco.

Sendo assim, os óculos ideais para andar de moto são itens fundamentais para todos aqueles que desejam proteger seus olhos da luz solar ou de outros veículos, partículas de areia, poeira, pedregulhos e afins.

Os principais critérios para uma boa escolha

Eis o dilema na hora da aquisição: como escolher o modelo adequado? A compra dos óculos ideais para andar de moto pode levar mais tempo que o normal, principalmente por esbarrar no estilo e nas preferências estéticas do motociclista. Isto posto, elencamos os principais fatores para uma escolha livre de estresse e arrependimento. Veja!

Formato

Esse critério é o que tem o maior peso estético. Isso acontece por existir uma orientação padronizada, que indica os melhores formatos de lente de acordo com o rosto do usuário.

Por exemplo, caso o seu rosto tenha um formato oval ou triangular, poderá apostar na maioria das armações e formas, pois esses formatos se enquadram bem com óculos redondos, quadrados e híbridos.

No caso de um rosto mais quadrado, a recomendação é escolher armações mais redondas, evitando óculos muito quadrados e retilíneos, enquanto rostos mais redondos pedem armações mais quadradas, evitando modelos curvilíneos.

Como você pôde perceber, essa orientação indica que o usuário busque óculos com formatos contrários ao de seu rosto, evitando ressaltar essa característica. Mas vale lembrar que tratando-se de estética, o palpite final deverá ser seu, mesmo que contrarie essa teoria das formas.

Material

Modelos de óculos adequados para andar de moto devem priorizar a robustez, já que se trata de um acessório exposto, que deverá apresentar uma boa durabilidade. Materiais flexíveis, por outro lado, podem ser interessantes ao conciliar com capacetes.

Além disso, vale priorizar os modelos que apresentem peças inoxidáveis, já que esses itens lidarão com umidade, vento e poeira constantes.

Lentes

Simplesmente os itens mais cruciais nos óculos, interferindo tanto na proteção imediata dos olhos quanto em sua saúde no longo prazo. Em um primeiro momento, exclua as lentes em vidro, famigeradas por se estilhaçarem com o impacto, de suas considerações. Após isso, considere as diferentes tecnologias e características nesse tipo de item.

Logicamente, quanto maior a sofisticação, maior tende a ser o preço. Agora, confira algumas especificações interessantes:

  • feitas de policarbonato: contribuem na leveza dos óculos, além de apresentarem melhor resistência ao impacto;
  • com soluções antirreflexo e embaçamento: auxiliam na visibilidade do motociclista;
  • polarizadas: reduzem a reflexão de luz, contribuindo na visibilidade;
  • fotocromáticas: por serem fotossensíveis, escurecem proporcionalmente à incidência solar, contribuindo para a visibilidade do piloto e versatilidade do item.

Por fim, vale lembrar que existem inúmeros outros acessórios que podem complementar a segurança do motociclista nas estradas, a exemplo das antenas, capacetes, calças e calçados reforçados, jaquetas, luvas e afins. Afinal de contas, a segurança sempre deverá ser uma prioridade na consciência do piloto de moto.

Você gostou desse conteúdo esclarecendo a importância dos óculos ideais para andar de moto? Então aproveite o seu interesse no tema e conheça os acessórios de segurança indispensáveis aos motociclistas!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *