Motos off road: conheça os diferentes tipos existentes

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos houve um grande aumento no uso das motocicletas, tanto para se locomover quanto para trabalhar. No entanto, atualmente elas também têm sido aproveitadas de uma maneira mais específica — como a utilização de motos off road —, já que de três a cada 10 motocicletas são adquiridas para o lazer.

Devido ao estilo atraente e maior robustez, muitos modelos têm sido requisitados por suas mais variadas possibilidades: competições de modalidades como rali, motocross, pacatas trilhas de final de semana e até mesmo para quem não coloca os pneus para fora do asfalto.

Entretanto, os diversos estilos de motos off road disponíveis no mercado contam com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira os diferentes tipos existentes.

Quais são as motos do tipo off road?

As motos off road são aquelas utilizadas em trilhas, incluindo as motocicletas para as estradas de terra e as de motocross.

Esses tipos de motos são feitas com a finalidade de saltar obstáculos ou possíveis saliências encontradas em trilhas na mata ou circuitos de corridas fechados.

Dessa forma, as off road têm como características o sistema de suspensão alto e avançado, quadros leves e estreitos, guidões largos e uma maior distância livre do solo. Além disso, esse tipo de motocicleta também possui pneus com cravos que garantem boa rodagem e melhor tração, e ainda partida a pedal, feita para reduzir o peso.

Quais os principais tipos de off road existentes?

Atualmente, a prática de off road conta com modelos exclusivos para uso na terra, mas que atendem as necessidades e gostos de quem curte aventuras e velocidade.

Tanto as maiores, para pilotos experientes, e as menores, para as crianças, passando por exemplares que atuam como porta de entrada para a prática do off road. Confira:

Crianças

Diversos campeões do off road iniciaram pilotando as motos menores com a ajuda dos pais no quintal de casa.

A altura mais baixa do solo, rodas menores e a razoável capacidade para andar na terra, são características básicas dos tipos de motos destinadas para as crianças.

Um dos exemplos de motos indicadas para idades de 8 a 11 anos são da Honda CRF 110F.

Diversão

Se a ideia é passar por estradas de terra e divertir-se em trilhas, pode começar com modelos que a Honda oferece, como CRF 150F e a CRF 230F, que contam com rodas maiores que a 110, são mais potentes e ainda agregam a facilidade de condução.

Profissionais

Se as motos básicas para a prática de off road já não mostram nenhum desafio e o objetivo é competir de maneira séria, vale a pena apostar nas motocicletas especiais, isto é, aquelas voltadas para profissionais.

Nesses tipos de motos off road, além da potência do motor chegar a um nível realmente especial, o restante do equipamento também proporciona especificações voltadas para as competições de alto nível, como suspensões e os freios.

Contudo, vale ressaltar que as características das motos off road desenvolvidas para pilotos profissionais podem fazer com que a diversão seja pouco acessível para a maioria, pois a alta potência dessas máquinas consegue trazer problemas para quem não sabe como usá-las.

Dessa forma, se a pessoa não tem muita experiência o ideal é escolher um modelo menos radical e que também ofereça muita diversão.

Em quais situações as motos off road são mais eficientes?

Os diferentes tipos de motos off road possuem características fundamentais que fazem diferença em determinadas situações e, por isso, é importante escolher o modelo ideal para atender as suas necessidades e conseguir usufruir de maneira eficiente.

Como você viu, embora pertençam à mesma categoria de motocicletas, cada modelo possui características que os tornam mais indicados para essa ou aquela prática e/ou uso. E por isso o modelo ideal é determinado pelas necessidades que cada situação apresenta.

Nas competições de Motocross, por exemplo, é preciso um modelo mais leve, ágil e resistente, que não necessita de um tanque com alta capacidade, porque o circuito é curto. Então, o ideal é apostar em motocicletas que sejam adaptadas para esse tipo de competição, com leveza, rapidez e potência.

Já para quem pretende encarar ralis, se preocupar com o consumo do tanque é importante porque o ideal é que ela tenha uma boa autonomia, estabilidade e possibilite realizar manobras diversas a fim de vencer os obstáculos do caminho. Essas motocicletas precisam ser fortes e resistentes, porém nem sempre exigem velocidade.

E no caso de utilizar a motocicleta no dia a dia circulando em estradas de terra, é importante adquirir uma moto que tenha um bom desempenho nesse tipo de terreno. O ideal é optar por modelos mais confortáveis, que embora não sejam adaptadas para competições, tenham aquele ar de esportividade tão desejado.

Ou seja, é importante que você tenha em mente exatamente para quê utilizará a motocicleta, e então, informar-se sobre quais características que ela precisa ter para um bom desempenho naquela situação à qual será exposta.

No entanto, vale lembrar que os modelos de motos off road geralmente não vêm de fábrica com os aparatos que são exigidos por lei, como placa, espelhos, setas, faróis, silenciador ou buzina e, por isso, são proibidas nas ruas e não podem ser licenciadas.

Nesse caso, as motos específicas para a prática de off road precisam ser conduzidas até o local do evento em caçambas de picapes ou em carretas.

Durante a disputa, as motos off road compensam esse pequeno inconveniente proporcionando um excelente desempenho na terra, onde oferecem o melhor de si.

Gostou do post e quer saber mais informações sobre como adquirir a melhor opção para a sua necessidade? Então, entre em contato conosco agora mesmo para e saiba como podemos ajudar você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *