Motoqueiro ou motociclista? Entenda de uma vez por todas!

Tempo de leitura: 2 minutos

Você é um motoqueiro ou motociclista? Essa é uma das maiores discussões do mundo das duas rodas. Essa pergunta gera muita polêmica, pois existem várias explicações que esclarecem o uso de um ou de outro termo, sendo que para muitos a diferenciação está na forma de uso do veículo.

Para desvendar o mistério que rodeia essa pergunta, separamos algumas diferenças entre os termos. Confira!

Como surgiu a discriminação?

A discriminação começou nos anos de 1980. Até então, o termo motoqueiro não tinha nada de pejorativo. Tudo mudou quando uma revista iniciou uma campanha para desassociar uma profissão recém-criada — motofretistas — dos demais que utilizavam a moto como meio de transporte e lazer.

Assim, o termo ficou conhecido como uma maneira de identificar os bons dos maus pilotos no trânsito. Surgiu, desse modo, a diferença entre motoqueiros e motociclistas. A campanha mostrou que os motoqueiros tinham mau comportamento e os motociclistas teriam boas condutas, utilizando suas motos grandes e caras como meio de lazer e transporte de luxo.

O que é um motociclista?

O motociclista é o indivíduo apaixonado por motos! Para ele, a motocicleta é mais que um meio de transporte, é um estilo de vida, uma forma de lazer e de aproveitar os bons momentos.

É o piloto que utiliza o seu veículo de modo seguro, é educado e obedece às leis de trânsito. Pode passar horas lavando e encerando sua companheira de viagem, caso veja uma poça d’água, é provável até que mude de trajeto para não sujá-la.

Geralmente, compartilham sua paixão com outros motociclistas como membros de moto clubes e consideram todos como uma grande família.

O que é um motoqueiro?

O motoqueiro tem o estigma de ser o lado negativo de quem pilota uma moto. São conhecidos por serem arrogantes, por não respeitarem os outros veículos e muito menos as leis. Além disso, trafegam sem respeitar outros motoristas e são acusados de chutar retrovisores e arranhar carros, provocando prejuízos.

Nos Estados Unidos, os motoqueiros estão associados às gangues, sendo responsáveis, muitas vezes, por promover rixas entre os grupos e, assim, resultando até mesmo em prisões. No Brasil não existem esses grupos, entretanto, as más ações ocorrem de forma isolada nos grandes centros urbanos.

Você é um motoqueiro ou motociclista?

No dicionário, as palavras motoqueiro e motociclista são sinônimos, ou seja, têm o mesmo significado. Na realidade, o que diferencia as pessoas ou grupos são as atitudes.

Portanto, independentemente do termo que você prefira usar, seja um bom piloto, respeite as leis, seja educado. Em nosso país o trânsito, por si só, já é violento, não precisamos torná-lo pior, não é mesmo?

Voltando ao significado dos termos motoqueiro ou motociclista, esse pensamento de que um é bandido e o outro é o mocinho, não procede. Tudo não passou de uma campanha de marketing por uma imprensa preconceituosa e desinformada. O que existe são bons e maus pilotos.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais e ajude a disseminar esse conhecimento!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *