Motocicletas: qual a diferença entre torque, cilindrada e potência?

Tempo de leitura: 2 minutos

Caso você já possua uma moto – ou esteja pensando em comprar uma – precisa saber um pouco sobre como ela funciona e as características de seus equipamentos. Assim, você poderá entender melhor o seu veículo, podendo extrair a melhor performance dele e até mesmo fazer pequenos concertos.

No texto de hoje, você conhecerá as diferenças entre torque, cilindrada e potência moto, o que essas informações podem nos dizer sobre o desempenho de uma motocicleta e como escolher o melhor tipo, apenas levando esses atributos em conta.

Tenha em mente que levar em conta só essas três características não significa que achará a moto perfeita para você, pois será necessário averiguar outros pontos para entender por completo como o veículo funcionará.

Entenda o que é torque

O torque é a força que o veículo exerce para a sua saída e retomada de velocidade (a chamada força motriz), tendo como unidade de medida o kgf-m.

Caso você seja um piloto defensivo, preste bastante atenção nessa informação, pois é o torque que dará ao veículo uma velocidade de saída maior e segurança nas ultrapassagens, principalmente para modelos menores.

Descubra como funcionam a cilindrada e a potência moto

Já as potências são os famosos “cavalos de força” ou cavalos a vapor do motor. Eles definirão a velocidade máxima da sua motocicleta.

Entretanto, é importante lembrar que somente a potência não é capaz de definir o desempenho real de uma moto, pois outras características do veículo precisam ser analisadas, como o seu peso e a distância entre eixos.

Uma das das motocicletas mais potentes vendidas no país são a Honda CBR 1000rr com mais de 170 cavalos de potência.

É comum achar que cilindrada seria equivalente a potência da moto, o que é um grave engano e poderá trazer frustrações em compras posteriores.

As cilindradas nada mais são do que uma medida de volume, na qual 1 centímetro cúbico equivale a 1ml. O volume neste caso é o do cilindro que envolve o pistão, para que assim ele possa executar seus movimentos e fazer com que o veículo funcione.

É comum, quando se trata de motocicletas, deduzirmos que, quando maior a cilindrada, maior a potência também. Entretanto, há algumas exceções, como a Honda GL 2009 Goldwing 2000, que possui um motor de 2000 cilindradas e 165 cavalos.

Algumas motos com mais de 1.000 cilindradas são:

  • Honda GL 1800 Gold Wing
  • Ducati 1199 Panigale R
  • Harley Davidson Street Glide.

Viu como pode ser simples entender a diferença entre torque, cilindrada e potência moto? Agora, com essas informações em mente, você conseguirá escolher o modelo que mais atenderá as suas necessidades e até mesmo pagando um valor menor.

Gostou do nosso texto? Então descubra mais 5 dicas para fazer a escolha da moto perfeita para você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *