Moto na estrada: confira dicas para aproveitar com segurança!

Tempo de leitura: 3 minutos

São poucas as aventuras que nos proporcionam o mesmo sentimento de liberdade como o de conduzir moto na estrada. No entanto, pelo fato das velocidades nas rodovias serem maiores, a resposta do piloto deve ser mais rápida, caso ocorra algum imprevisto. Contudo, não se preocupe, esse passeio não precisa ser considerado um bicho de sete cabeças, basta prestar atenção e tomar alguns cuidados.

Elaboramos este artigo com algumas dicas de segurança, afinal, o que provoca mais mortes no trânsito é a imprudência e não a moto. Confira!

Faça revisões        

A recomendação de fazer revisões, é tão repetida que muitos a consideram como um clichê ou um comercial de oficina mecânica e lojas de vendas de peças. Contudo, isso não é verdade. Esse é um procedimento determinado por meio de testes em laboratório. Esse serviço deve ser realizado periodicamente conforme os períodos determinados pelos fabricantes.

De nada adianta você seguir as regras de trânsito e estar todo equipado se os componentes do freio não forem revisados, se o pneu está careca ou o óleo e demais fluídos já estão vencidos. Então, tenha sempre em mãos o manual da moto e, em caso de dúvidas, consulte uma concessionária de confiança.

Não leve bagagem em excesso

Saiba que tudo na sua moto é projetado e calculado pelos setores de engenharia dos fabricantes. O excesso de bagagem prejudica a dirigibilidade da motocicleta, provoca desequilíbrio e tira a atenção do condutor. Além disso, o excesso de carga causa danos a sua moto.

Portanto, leia o manual e verifique qual é a carga máxima permitida, incluindo o peso do motociclista e do garupa. Adquira somente bagageiros próprios para o modelo da sua moto e aprovados pelos órgãos de trânsito.

Planeje a sua viagem com antecedência

O ideal é que todas as ações em nossa vida sejam programadas. Sempre que for colocar a sua moto na estrada, planeje a viagem com antecedência. Verifique os melhores trajetos, por exemplo, se tem estrada de terra, será que sua moto é preparada para esse terreno? Consulte a quantidade de pedágios e deixe o dinheiro separado para pagar com facilidade.

Seja prevenido, evite surpresas. Calcule o número de paradas para esticar as pernas e fazer suas refeições, evite os cardápios de digestão lenta para que não fique sonolento. Além disso, Mantenha-se sempre hidratado para evitar cãibras de desconfortos.

Não ultrapasse em locais proibidos

Não ultrapassar em locais proibidos é uma das recomendações mais óbvias que existe. Essa é uma infração considerada gravíssima e são acrescidos sete pontos na carteira do condutor. O valor da multa é R$ 1.437,65 e, em caso de reincidência dentro de 12 meses, essa despesa pode chegar próximo de R$ 3.000,00.

Entretanto, esses não são os maiores prejuízos, pois a sua vida não tem preço. Um acidente pode levar à perda ou incapacidade de algum órgão, ou membro do seu corpo. Lembre-se que você está curtindo um passeio e não apostando corrida. Deixe as competições para as pistas apropriadas.

Invista em equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são os únicos recursos que o motociclista tem para proteger o seu corpo, diferentemente, dos automóveis que contêm airbags e a própria ferragem para reduzir impactos. Não abra mão da jaqueta, das joelheiras, do capacete, das luvas e dos calçados.

Uma dica importante é sobre a qualidade dos equipamentos de segurança. Adquira apenas os homologados pelo INMETRO, tenha cuidado com os muito baratos do mercado paralelo. Atente também à data de validade e o estado de conservação.

Então, siga essas nossas dicas sempre que for colocar a moto na estrada. Considere que as rodovias exigem experiência e muita atenção. Caso seja um condutor com pouco prática, comece fazendo pequenos deslocamentos e só encare uma viagem depois que se sentir seguro.

Gostou do assunto? Continue nos acompanhando e curta a nossa página no Facebook.

1 comentário


  1. Bacana demais as dicas são simples, mas não damos importância para essas coisas tão simples. Como uma simples manutenção da moto. Parabéns turma ficou bem bacana.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *