Saiba o que é um moto clube do Brasil e quais são os mais conhecidos

Tempo de leitura: 3 minutos

Um agrupamento de motociclistas segue viagem, todos trajando couro, capacetes e óculos escuros. A imagem já é clássica — afinal, os moto clube do Brasil já foram eternizados por filmes em Hollywood, livros e seriados em geral.

O nosso país também está se tornando referência no assunto, pois já temos diversos representantes em Rondônia e no Mato Grosso do Sul, além de uma organização que se aproxima a passos largos do centenário.

Neste post, vamos conhecer mais sobre essas organizações e apresentar diversos representantes da cultura moto clube do Brasil. Confira!

Como surgiram os moto clubes?

Os Estados Unidos são a nação que mais se identifica com a cultura dos moto clubes (também conhecidos como MCs). Afinal, o país sempre contou com milhares de organizações espalhadas por seu território. O MC mais conhecido é o Hells Angels Motorcycle Club, fundado em 1948.

Embora já existissem, os moto clubes cresceram significativamente a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Muitos combatentes norte-americanos criaram amizades fortes durante os anos de combate, e um dos modos adotados para tornar duradouro esse vínculo foi a fundação de MCs. A partir disso, a febre se espalhou pelo mundo todo.

Quais são os representantes da cultura do moto clube do Brasil?

Um das associações de motociclistas mais antigas do mundo surgiu no Rio de Janeiro, em 1927 — o Moto Club Brasil. Em 1932, também no Rio, surgiu o Motoclub de Campos, ainda na ativa e caminhando firme para um século de existência, como atesta o seu logo.

Atualmente, o maior MC do país é o Abutre’s. Com mais de oito mil membros, foi fundado em 1989 e rapidamente chegou aos demais estados. Como não poderia deixar de ser, Rondônia e Mato Grosso do Sul também têm as suas filiais.

Os dois estados contam com diversas organizações fiéis ao propósito de pegar uma estrada sempre que possível. Em Rondônia, há um moto clube formado por apenas um casal, o Consortes Moto Casal, além do Amazon Angel’s, com mais de 40 membros. Já o Zadoque MC se destaca pela sede em Ariquemes, enquanto a maioria dos outros clubes é da capital.

Mato Grosso do Sul também tem seus representantes, como o Dinossauro Triciclos Clube, de Campo Grande, além de MCs formados somente para as mulheres, como o Bellatoras Moto Clube, de Dourados. Corumbá é representada pelos Cavaleiros Negros.

Quais são as atividades realizadas por um moto clube?

Os MCs não vivem apenas de acelerar em alguma de nossas rodovias. Essas organizações também realizam shows de rock, eventos beneficentes e encontros casuais em geral. A paixão pelas motocicletas e as estradas gerou até os motojornalistas.

Moto clubes maiores, como o Abutre’s, chegam a arrecadar uma enorme quantidade de brinquedos e roupas para crianças carentes. Porém, estar na estrada com os companheiros, obviamente, é a principal atividade e razão de ser desses motociclistas.

Como vimos, o moto clube do Brasil é uma tradição já consolidada, com diversas opções para o motociclista que quer encontrar uma organização para se filiar — inclusive em Rondônia e no Mato Grosso do Sul. Existem até sites especializados para mapear todos os nossos MCs, o que ajuda quem tem interesse em participar a encontrar uma organização com a sua cara.

Você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o mundo do motociclismo? Então, acompanhe-nos pelo Facebook!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *