Mobilidade urbana: 4 dicas para não perder tempo no trânsito em Rondônia!

Tempo de leitura: 3 minutos

A Campanha Maio Amarelo deste ano apontou uma redução nos acidentes de trânsito em Rondônia. Entretanto, a mobilidade urbana do Estado continua sendo um grande problema: todos os dias, centenas de pessoas perdem tempo e dinheiro nos intermináveis engarrafamentos.

Você já parou para pensar em quanto combustível o seu carro consome enquanto você para e anda em um congestionamento? E isso, indiretamente, ajuda a elevar os preços de alimentos e muitos outros produtos que precisam ser transportados. Chegar atrasado ao trabalho também traz prejuízos. Preso no trânsito você acaba desperdiçando tempo e reduzindo sua produtividade.

Outro fator que deve ser levado em conta quando o assunto é trânsito são os males que ele causa à nossa saúde. Os motores de automóveis lançam no ar óxidos de nitrogênio. Além de ser cancerígena, essa substância, somada a outros fatores como estresse e barulho, pode aumentar o risco de ataques cardíacos.

Já que não se pode fugir dos deslocamentos diários para trabalhar ou estudar, listamos 4 dicas para tentar driblar os congestionamentos e economizar tempo e dinheiro.

1. Programe-se com antecedência

Brasileiro tem a mania de deixar tudo para última hora. E isso inclui o processo de se arrumar para ir ao trabalho. Acordar em cima da hora, jogar as coisas na bolsa, vestir uma roupa correndo e sair com o copo de café na mão faz parte da rotina de muitas pessoas.

O ideal é deixar as coisas e roupas arrumadas no dia anterior, antes de dormir. Acordar um pouco mais cedo também faz com que você evite o café da manhã abreviado e a ansiedade gerada pela expectativa de não chegar a tempo, por causa do trânsito.

2. Analise o contexto

Faça manutenções regulares em seu veículo, para não ser pego de surpresa por nenhum imprevisto. Informe-se também sobre a previsão das condições climáticas: uma manhã de chuva pressupõe um trânsito maior e demanda mais tempo para o deslocamento.

Acidentes nas vias também costumam deixar o trânsito mais carregado: se for este o caso, você pode pesquisar caminhos alternativos.

3. Otimize o seu tempo

Só saia em horário de pico quando for necessário. Se você trabalha em outro horário, evite sair de casa no início da manhã, por exemplo.

Se o congestionamento for inevitável, procure ouvir músicas agradáveis, e ter pensamentos positivos. Ficar irritado não ajudará em nada!

4. Vá de motocicleta

Você já pensou em utilizar uma moto em vez de um carro para se locomover? Muitas pessoas apresentam até um certo preconceito relacionado a este meio de transporte por acreditarem que é muito perigoso.

Mas você já parou para pensar que a maior parte dos acidentes com motocicletas também envolvem carros? É muito difícil duas motos colidirem e, quando isso ocorre, o impacto é muito menor. Se a maioria das pessoas optassem por esse veículo, o trânsito se tornaria mais seguro e fluído.

Além disso, seria possível economizar com o combustível (já que o veículo consome bem menos que um automóvel), a manutenção e ainda desfrutar de uma sensação de liberdade sem igual.

Se você gostou das nossas dicas e já está até pensando em comprar uma moto para melhorar a mobilidade urbana, curta a nossa página no Facebook.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *