Confira aqui 4 princípios básicos da mecânica de motos

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter noção sobre os assuntos relacionados à mecânica de moto é fundamental para quem utiliza esse veículo constantemente. Isso porque essa experiência contribui para que o proprietário tenha uma melhor relação com sua motocicleta. Assim, além de saber identificar possíveis avarias e como resolvê-las, consegue manter a segurança da moto e sua eficiência por muito mais tempo.

Dessa forma, entender os mecanismos de funcionamento e conhecer algumas práticas de manutenção contribuem para o bom estado de conservação da moto e ajudam na economia com danos prematuros de peças. Mesmo com tanta importância, muitos motociclistas não têm conhecimento sobre os assuntos relacionados à mecânica de moto.

Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo com 4 dicas básicas sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Funcionamento do motor

Ter noção do funcionamento do motor é muito importante quando o assunto é segurança e conservação do componente. Esse item faz parte dos principais tópicos sobre mecânica de motos. É nele que ocorre a transformação da energia de combustão em energia cinética. Por isso, é sempre necessário realizar as manutenções preventivas e a troca regular de itens, como o óleo.

Normalmente, o sistema de combustão utilizado nas motos atuais é de 4 tempos, em que há admissão, compressão, explosão e escape. Dessa forma, qualquer avaria que comprometa esse ciclo fará com que o motor não trabalhe de modo eficiente.

2. Sistema de lubrificação

O sistema de lubrificação tem um papel fundamental para garantir a durabilidade das peças, bem como a sua performance. Dentro do motor, por meio do óleo lubrificante, é possível diminuir o atrito entre as partes metálicas e aumentar sua eficiência. Esse item também está presente em outros sistemas da moto, como as suspensões e os rolamentos.

Dessa forma, é sempre válido conferir o nível do óleo dentro do motor e nos demais componentes. Isso porque, sem ele, todos os mecanismos de trabalho da moto são prejudicados, além de diminuir a vida útil do conjunto.

3. Funcionalidade dos cabos

Os cabos são os principais componentes de acionamento dos sistemas da moto. Eles estão presentes em mecanismos, como embreagem, freios e acelerador. Uma dica para conservá-los é sempre efetuar a lubrificação e as regulagens periódicas. Essa prática é necessária, pois esse item pode resultar em acidentes caso apresente problemas com a moto em movimento.

4. Mecanismos de rolamentos

Por fim, vale citar os mecanismos de rolamentos como pontos importantes da mecânica de motos. Eles estão espalhados por vários sistemas da motocicleta e têm a função de minimizar a fricção entre partes móveis e suportar carga. Dentro do motor, facilitam a transmissão de força para o mecanismo de marcha. Já nas rodas, contribuem para melhorar a dirigibilidade. Nesse sentido, a principal forma de aumentar a durabilidade dessa peça é por meio da lubrificação, contribuindo também para deixar o veículo mais macio.

Essas foram algumas das principais dicas sobre os princípios básicos de mecânica de moto. Com o entendimento desses assuntos, o proprietário consegue identificar problemas e cuidar melhor de sua motocicleta. Assim, é sempre bom pesquisar e se aprofundar mais em temas ligados à mecânica e à manutenção desse veículo.

Gostou do artigo e quer mais informações relacionadas ao tema? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *