Financiamento de motos: tire suas dúvidas agora!

Tempo de leitura: 6 minutos

Fazer um financiamento de motos é uma grande oportunidade para realizar aquele sonho de conseguir comprar um veículo e se livrar de uma vez por todas do transporte público.

A moto é um dos veículos mais desejados e não é para menos. Afinal, esse meio de transporte é prático, ocupa pouco espaço e costuma ter um preço muito acessível. Sem falar que gasta pouco combustível por quilômetro rodado, ou seja, contribui ainda para quem quer fazer renda, como nas entregas.

Se você ainda não conseguiu comprar a sua moto, leia agora mesmo este post e veja como o financiamento é uma alternativa para conquistar esse bem que poderá mudar a sua vida. Claro, para melhor!

Veja como funciona o financiamento de motos

O financiamento de motos funciona como um tipo de empréstimo. A instituição financeira compra o bem no nome do solicitante e, depois, ele deve pagar ao banco as parcelas correspondentes a essa transação. Essa política é conhecida como CDC, ou seja, crédito direto ao consumidor.

Os valores das parcelas podem variar de instituição para instituição, pois dependem das taxas de juros que cada banco propõe. Entenda que as taxas de juros sofrem influências da quantidade de inadimplentes que pertencem ao banco.

Quanto mais inadimplentes, mais dinheiro o banco precisará para lidar com os contratempos e, por isso, ele aumentará os juros de seus produtos.

Conheça dicas para conseguir o financiamento

O primeiro passo é escolher a instituição financeira que oferece as melhores condições, de acordo com o seu orçamento, ou seja, a proposta precisa ser convidativa.

É importante você realizar um planejamento prévio para não se endividar. Afinal, a maior parte dos processos necessita de uma entrada.

Isso porque quanto maior for o valor da entrada, menores serão os juros e também os valores das parcelas. No momento de assinar o contrato, a maioria dos bancos exigirá que o interessado apresente o RG, CPF e os comprovantes de residência e renda.

Além disso, a liberação do crédito só acontece se o contratante estiver com o nome limpo, ou seja, sem pendências no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa. Outro ponto é que será realizada uma análise prévia para constatar se o cidadão possui condições para honrar com os valores das mensalidades.

Descubra as vantagens do financiamento de motos

Ao contrário do consórcio, onde é necessário contar com a sorte para ser contemplado em sorteios, no financiamento de motos, o veículo pode ser retirado da concessionária em poucos dias se ocorrerem todas as aprovações por parte da instituição financeira. Em muitos casos, a aprovação de crédito é imediata, fazendo com que a pessoa saia rapidamente com o bem material.

Além disso, o financiamento é uma excelente maneira para ajudar pessoas que têm dificuldades para economizar dinheiro. Isso porque a compra vai exigir uma organização do orçamento, visando o correto pagamento das mensalidades.

A dica é você honrar religiosamente com as parcelas, sem aberturas para ficar inadimplente. Afinal, os juros podem ser um empecilho dessa modalidade, pois costumam ser bem mais altos do que outras linhas de crédito. Portanto, seja cauteloso com os seus gastos.

Conheça as taxas desse tipo de financiamento

Como já reforçamos, cada instituição tem seu próprio critério para as taxas de juros. Na BV Financeira, por exemplo, o cliente assinará um crédito direto ao consumidor (CDC), com parcelas fixas até o fim do contrato.

O crédito também pode ser concedido pelo Banco Honda, desde que o cliente esteja inserido no cadastro positivo. Já o Bradesco oferece uma taxa de 1,81% ao mês e o prazo para o pagamento depende da análise de crédito.

Veja como economizar para entrar em um financiamento

Especialistas em finanças são unânimes na seguinte afirmação: nunca ultrapasse, em seu orçamento, o limite de 30% voltado ao pagamento das mensalidades.

Com isso em mente, a dica é economizar para conseguir parcelas mais atrativas, evitando a tão temida inadimplência. Afinal, caso você fique mais de três meses em débito, a instituição financeira poderá retirar a moto das suas mãos, fazendo com que o prejuízo seja proporcional ao número de parcelas pagas, sem falar na entrada.

Ao contrário do consórcio, se você desistir ou ficar impossibilitado de honrar com a dívida, não haverá o reembolso do que foi pago. Portanto, seja uma moto para trabalho ou aquela esportiva visando o lazer, coloque na ponta do lápis as suas possibilidades.

Vale a pena deixar algumas regalias de lado para guardar dinheiro. Outra orientação é você fazer uma poupança com alguns meses de antecedência. Pesquise também as propostas mais atrativas e que estejam sintonizadas com o seu estilo de vida.

Assim, certamente, a compra será bem-sucedida, fazendo com que o financiamento seja quitado sem problemas ao longo dos meses ou anos. Para isso, tudo deve ser feito com cautela, como veremos a seguir:

Busque agir com os pés no chão

Como cada cidadão conhece a própria realidade, é preciso agir com os pés no chão para não se encrencar com o financiamento de motos. Muitas vezes, a paciência pode ser uma companheira necessária.

É interessante que, antes de fechar o financiamento, você faça uma simulação. Assim, será possível observar com antecedência o valor das mensalidades e se elas cabem em seu bolso. Trata-se de uma atitude protetiva que contribui com a saúde financeira, evitando possíveis percalços.

A poupança também é muito indicada, pois quem tem um suporte financeiro pode aguentar pagar as parcelas caso algum imprevisto aconteça, como uma demissão, por exemplo.

Quando começar a pagá-lo, fique atento à data de vencimento, pois os juros geralmente são bem altos para quem fica atrasado. Dependendo do nível do endividamento, o seu nome corre o sério risco de ficar sujo, prejudicando o seu orçamento em razão da limitação do crédito.

Além disso, é claro, a instituição tem o direito de apreender o veículo caso a dívida atinja um patamar acima do acordado. Portanto, a dica é sempre agir com consciência, deixando a impulsividade de lado para você não cair em ciladas financeiras.

Agora que você está bem informado para fazer o financiamento da sua moto, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo sobre o mundo das motos? Explore os nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *