Escapamento esportivo para moto: como escolher o melhor?

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, existem várias opções quando se fala em acessórios para moto, sejam aqueles que a deixam mais bonita ou até mesmo os que melhoram o seu desempenho.

Uma boa opção é o escapamento esportivo para moto, que traz as duas vantagens por um custo relativamente baixo, dependendo do modelo.

Saber qual modelo usar nem sempre é fácil e você deve ficar atento a alguns detalhes para não ter problemas. Continue com a gente e veja como fazer a escolha correta!

Como funciona e quais são os benefícios do escapamento esportivo?

Antes de tudo, você precisa entender por que colocar um escapamento esportivo na sua moto é uma boa opção.

Motores a combustão usam uma mistura de combustível e ar para causar as explosões que vão movimentar as rodas. Isso gera gases que devem ser eliminados. Quanto mais rápido isso for feito, melhor será o desempenho do motor.

Escapamentos esportivos fazem exatamente isso. Aumentando o fluxo de ar na saída do motor, eles facilitam a eliminação dos gases, melhorando o desempenho da moto.

O que deve ser trocado?

Se você estiver procurando uma modificação rápida, apenas para deixar a moto bonita ou melhorar o ronco do motor, a troca da ponteira do escapamento pode ser uma boa solução. Em muitos casos, ela pode até trazer alguns cavalos de potência a mais.

Agora, se o seu interesse não é só visual, todo o sistema de escape deve ser substituído, desde o coletor.

O que procurar em um bom escapamento esportivo para moto?

Alguns detalhes importantes devem ser observados na hora de trocar o escapamento da moto, como o material usado e o tamanho do sistema. Vamos conferir?

Material ideal

Existem diversos materiais usados na fabricação de escapamentos. As principais diferenças entre eles são o peso, a resistência e a capacidade de absorver calor, ou seja, o quanto aquecem e quanto tempo demoram a esfriar.

Os materiais mais comuns são o alumínio e o aço inox. Eles são baratos e possuem uma durabilidade razoável, sendo que o alumínio é o menos resistente. Mais leves que os escapes originais, podem ser uma boa opção.

Bem mais caros, os escapes de titânio ou fibra de carbono são a opção para quem quer máximo desempenho. Esses materiais têm uma excelente isolação térmica, ou seja, esquentam pouco e esfriam rapidamente. Além disso, são muito resistentes, leves e bonitos.

Tamanho adequado ao quadro

Fique bem atento ao tamanho do sistema de escape. Sempre escolha modelos específicos para a sua moto. Isso garante que a troca e o encaixe serão perfeitos, evitando, assim, problemas na instalação.

Escapamentos muito grandes ou pequenos também podem reduzir o desempenho da moto, além de diminuírem seu valor.

Marcas confiáveis

Escolher uma marca com boa procedência é extremamente importante. Lembre-se que o escape influencia diretamente no desempenho da moto e, por mais bonito que possa parecer por fora, por dentro pode estar péssimo.

Sempre compre de marcas confiáveis, indicadas pelo fabricante ou com boas avaliações. Faça uma pesquisa!

Suporte para sonda lambda original

Essa dica é importante para motos equipadas com injeção eletrônica. Existe um componente chamado sonda lambda, responsável por enviar a leitura dos gases de escape ao sistema de injeção.

Procure escapes compatíveis com esse sensor, caso contrário, o desempenho pode ser muito prejudicado.

Frequência de ressonância

É essa frequência que determina o ronco do motor e seu ganho de potência em determinadas rotações. Se você usa sua moto em estradas, pode, por exemplo, escolher um valor de ressonância que traga mais potência em altas rotações, garantindo que a motocicleta estará ajustada para o seu dia a dia.

Fazer a escolha certa do escapamento esportivo para moto garante um melhor desempenho, evita dores de cabeça e traz um belo visual, além de valorizá-la.

Gostou do post e quer mais informações? Entre em contato com a gente agora mesmo! Nossa equipe está pronta para atender você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *