5 dicas incríveis para economizar combustível em sua moto

Tempo de leitura: 2 minutos

As motos são veículos eficientes e econômicos. Quando comparada ao uso de outros meios de transporte, é possível obter ótimos resultados quando o assunto é economizar combustível.

Este, inclusive, é um dos principais motivos pelos quais as pessoas optam por utilizar a moto no cotidiano.

Algumas medidas simples podem ser adotadas pelos motociclistas para potencializar essa economia e fazer o combustível render ainda mais.

Neste artigo, falaremos sobre 5 dicas que podem ser úteis para ajudar o motociclista a economizar, sem abrir mão de uma direção responsável e segura. Se você gosta de motos e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e acompanhe.

1. Mantenha os pneus calibrados

Quando os pneus da moto estão murchos, o consumo de combustível tende a aumentar, além prejudicar a estrutura do veículo. Por outro lado, quando eles estão cheios demais, acabam ficando endurecidos, o que também é prejudicial.

Diante desses fatos, o ideal é manter a calibragem dos pneus na medida certa, uma vez que além de diminuir o consumo de combustível, esse hábito também garante uma direção segura.

2. Acerte na escolha do óleo lubrificante

Escolher o óleo lubrificante correto e realizar as trocas de acordo com a periodicidade indicada é outra maneira eficaz de economizar combustível, já que o óleo tem a função de diminuir o atrito entre as peças de metal.

Quando a troca não é feita no tempo certo, ou o óleo não apresenta a viscosidade ideal, o motor pode ficar sobrecarregado, aumentando assim o consumo de combustível para o veículo funcionar.

3. Evite vícios de direção

É comum que o motociclista adote, sem perceber, hábitos que acabam aumentando o consumo de combustível.

Entre essas manias, podem estar: acelerar a moto parada, deixar a moto no “ponto morto” e andar em velocidade elevada, entre outros pontos.

4. Fique atento à hora certa de trocar as marchas

Fazer a troca de marcha no momento certo garante que o consumo de combustível seja menor.

Por isso, é importante que o motociclista esteja atento para tomar essa atitude sempre que perceber que o motor atingiu uma rotação ideal de torque e potência.

O ideal é conhecer bem a sua moto e cuidar para que ela fique sempre com a manutenção em dia.

5. Escolha modelos econômicos

Na hora de escolher o modelo de moto a ser comprado, é importante ficar atento para os modelos mais econômicos, principalmente se forem para usar nas atividades de trabalho, estudos, etc.

Existem diversos modelos no mercado. Por isso, o ideal é realizar um pesquisa que leve em consideração as necessidades do condutor, assim como seu orçamento e finalidade na compra da sua moto.

Falamos, neste artigo, sobre cuidados que o motociclista pode adotar para economizar combustível da moto e otimizar ao máximo o desempenho do veículo. Quanto mais cuidadoso e atento o motociclista for, melhores serão os resultados alcançados.

Para saber mais sobre o assunto e manter-se sempre bem informado, acesse os artigos do nosso blog e saiba mais. Que tal descobrir a média de consumo de combustível de uma moto?

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *