5 dicas para economizar dinheiro e finalmente comprar a sua moto

Tempo de leitura: 3 minutos

A virada do ano costuma simbolizar um banho comportamental a muitos brasileiros. Existem inúmeras superstições que prometem entregar uma reviravolta no ano seguinte. Mas nós decidimos ir além dos votos de felicidade, presenteando nossos leitores com as melhores dicas para economizar dinheiro e realizar o sonho de comprar uma moto!

Entendemos que as pessoas possam ter outras metas para 2019 mas, inevitavelmente, o dinheiro continuará a ser um protagonista na maneira como guiamos e lidamos com nossas vidas, seja nesse ano ou nos seguintes. Portanto, atenção e vamos à leitura!

Como o planejamento pode ser útil?

A antecipação costuma ser uma aliada poderosa das pessoas disciplinadas. Ela traz bons resultados em inúmeras situações, seja na pontualidade em um encontro, na sua qualificação profissional ou, até mesmo, na manutenção de um relacionamento pessoal.

Com o planejamento financeiro isso não seria diferente. Quanto antes você traçar os objetivos e identificar os seus gastos, mais cedo atingirá o alvo, comprando a sua moto.

O planejamento ideal possui metas realistas, coerentes com a sua renda. Portanto, avalie os seus ganhos e gastos recorrentes, e visualize maneiras de complementar a sua renda ou, ao menos, poupar aquilo que já recebe.

Outro ponto crucial ao sucesso de um planejamento é respeitá-lo. Você já definiu as metas, apontou um objetivo e desenhou um caminho: você deve segui-lo à risca! Entendemos que ninguém é de “ferro” e que recaídas acontecerão.

Mas lembre-se de policiar aqueles comportamentos abusivos com o dinheiro, evitando desperdícios de todo tipo. Perceba que os nossos hábitos — mesmo os ruins — costumam ser precedidos por gatilhos.

Identifique o que faz você querer gastar sem necessidade e corte esse comportamento quanto antes!

Quais as principais dicas para economizar dinheiro?

Abaixo, você encontrará dicas e métodos práticos para economizar, mas não duvide: todas exigem comprometimento!

Hoje, ter hábitos econômicos pode ser difícil e exige muita disciplina. As tentações sempre estarão ao seu redor e, por isso, você deverá manter o seu objetivo em mente. Vamos lá!

1. Quite as suas dívidas

Antes de tudo, você precisa sair do vermelho! Perceba que caso esteja negativado, dificilmente conseguirá poupar dinheiro para arcar com a sua moto a longo prazo.

Então, comece da maneira correta, limpando o seu nome.

2. Utilize o método 50/30/20

Trata-se de uma regra simples de economia doméstica, incentivando que você categorize a sua renda em três fatias, determinando:

  • 50% dos seus ganhos às necessidades fundamentais, como aluguel, energia elétrica, alimentação e afins;
  • 30% à manutenção dos seus desejos, como entretenimento, entre outros;
  • 20% dos seus ganhos para poupanças, investimentos, aportes e afins, sendo portanto, a fatia às economias.

No entanto, para quem realmente quer se comprometer será interessante inverter as fatias, economizando 30% da sua renda e destinando apenas 20% ao lazer.

3. Adote um estilo de vida minimalista

Caso você tenha um comportamento muito consumista, poderá ser mais difícil se habituar. Contudo, assim que você internalizar um comportamento mais comedido com os seus gastos, perceberá que haverá dinheiro sobrando.

Portanto, pé no freio com as despesas impulsivas: menos roupas, acessórios e afins.

4. Encontre uma maneira de aumentar a sua renda

A forma mais eficaz de poupar mais dinheiro é ganhando mais dele! Portanto, procure maneiras de se capacitar, aumentando o seu valor no mercado de trabalho, ou simplesmente prestando novos serviços para incrementar os seus ganhos.

5. Invista

Não há necessidade para temor. Invista em aplicações seguras que, evidentemente, apresentarão uma rentabilidade menor, mas com chances nulas de problema.

O objetivo é não deixar o dinheiro parado, posicionando-o na poupança, em títulos de renda fixa ou qualquer outro investimento devidamente licenciado, com baixa rentabilidade, mas alta segurança.

Sobretudo, lembre-se do seu objetivo dia após dia! Não há como evitar alguns sacrifícios, como eventos e outros pequenos prazeres que você precisará ignorar. Sempre refresque a sua memória com o objetivo final e ocupe-se com formas de lazer gratuitas ou mais acessíveis que as atuais.

Gostou das dicas para economizar dinheiro? Então aproveite para descobrir também como comprar sua moto sem ter dinheiro para investir à vista!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *