4 dicas de trilha de moto para iniciantes

Tempo de leitura: 3 minutos

Esportes com motocicletas são bem famosos no Brasil e chamam a atenção de muitas pessoas. Entre eles, a prática de trilhas em duas rodas é uma das principais. Com essa atividade é possível alcançar grandes emoções, além de visitar paisagens naturais exuberantes. Assim, para quem está começando, é fundamental buscar informações e dicas de trilha de moto.

Isso porque, embora possa parecer simples para quem já tem habilidades com a pilotagem em vias urbanas, nesse esporte, deve-se sempre prezar pela segurança e o aprimoramento de técnicas em pistas de terra. Para ajudar você a compreender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo com 4 dicas de trilha de moto para iniciantes. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Escolha a moto certa

Antigamente, as motos que eram usadas para esse esporte vinham, normalmente, com motores de dois tempos, por serem mais leves e desenvolverem potência em altas rotações.

Já nos dias atuais, entre as opções para trilha estão os motores de 4 tempos. Esses modelos são mais indicados para quem está começando, por terem uma manutenção mais em conta e desenvolverem uma potência mais regular.

Além do motor, as motocicletas devem ter uma preparação adequada para as trilhas, com suspensões, aros e quadro reforçados. Existem no mercado alguns modelos que apresentam um bom desempenho nessas pistas e podem ser uma excelente alternativa para quem está iniciando, como a Honda CRF 230 F e a CRF 250F.

2. Esteja bem equipado

Além de escolher a moto ideal para andar na trilha, é preciso providenciar os equipamentos de segurança. Esses itens representam grande importância, pois contribuem para que o esporte seja praticado de forma prudente e segura.

A esse respeito, tendo em vista as condições adversas enfrentadas nas pistas de terra, componentes como luvas, óculos, botas e capacete fazem toda a diferença. Por isso, nunca realize a atividade sem o uso desses acessórios.

3. Conheça técnicas de pilotagem

Com a prática constante de pilotagem em trilhas, você desenvolverá habilidades específicas para o esporte. Entretanto, para otimizar a sua evolução, é interessante procurar dicas com quem já tem um certo tempo nas pistas. Assim, será possível aprimorar suas técnicas de pilotagem rapidamente.

Entre os pontos básicos estão as formas adequadas de uso de embreagem e acelerador, bem como o equilíbrio da moto em curvas e a utilização correta do freio.

4. Faça manutenção preventiva da moto

Por fim, é preciso atentar para as manutenções preventivas da moto. Isso porque, caso haja algum problema no momento da prática da trilha, você pode ter que abandonar o percurso ou até mesmo vir a sofrer acidentes por conta de defeitos na mecânica da moto. Por isso, realize revisões programadas para corrigir possíveis falhas nos sistemas e evitar danos.

Mostramos algumas das principais dicas de trilha de moto para quem está iniciando no esporte. É válido ressaltar a importância de sempre prezar pela segurança com o uso de equipamentos e modos corretos de pilotagem para garantir uma atividade mais prazerosa.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre 7 acessórios e equipamentos vitais para quem vai viajar de moto e fique por dentro de mais informações relevantes.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *