Veja como consultar multas e pontuação da CNH no Detran de MS

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo condutor deve ficar atento aos dispositivos das legislações vigentes. Eles existem como uma forma de garantir a mobilidade urbana e manter um trânsito seguro para todos, tanto para os pedestres quanto para os condutores. Além disso, evitam acidentes que podem comprometer até mesmo a vida das pessoas.

Diante disso, o sistema de trânsito tem multas e pontuações na CNH. Estas tornam-se sanções financeiras e geram a possibilidade da suspensão da autorização para dirigir. Os condutores devem ficar atentos a isso, consultando periodicamente esses dados.

Veja como realizar a consulta no Detran de MS e tire suas dúvidas sobre o tema.

A importância de conferir multas e pontuação da CNH

As multas e as sanções geradas por ter superado a pontuação máxima da CNH têm um motivo: coibir as condutas inadequadas dos condutores e punir aqueles que tenham praticado ações em desacordo com a legislação nacional.

O Estado tem mecanismos de acompanhamento e de fiscalização, por meio dos órgãos competentes para este fim, conferindo de que forma os condutores têm agido em seu dia a dia.

E, neste caso, o órgão máximo responsável é o Detran de Mato Grosso do Sul. Ele é responsável por atuar de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, da legislação nacional e dos dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, o departamento tem a função de emitir os documentos obrigatórios, bem como prestar o atendimento ao público em todos os municípios do estado sobre questões referentes ao trânsito. Por fim, permite a consulta às multas existentes em seu nome e a pontuação da sua CNH.

Como consultar as multas no Detran de MS

Uma das funções que o Detran detém é a consulta às multas existentes em seu nome. Se há dúvidas, você deve seguir estes passos:

  • acesse o site do Detran de MS;
  • clique em “consulta multas”;
  • tenha em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • informe os dados da placa do veículo e o código Renavam (Registro Nacional do Veículo), presente no CRLV;
  • acesse os dados sobre as multas registradas para seu veículo.

No sistema, você consegue verificar o dia, o local, o valor da multa e se ela já foi paga ou não. Caso você não acerte esses valores, ficará em débito com o Detran e terá problemas caso seja pego em uma blitz, por exemplo. Por isso, é importante pagar e regularizar a situação.

Você pode acertar suas multas de forma parcelada, em até 12 vezes. Lembrando que, nos casos de parcelamento, há o acréscimo das taxas praticadas pelas operadoras de cartão. Para essa opção, é preciso ir aos pontos de atendimento pessoalmente.

Como consultar a pontuação da CNH no Detran de MS

Outra informação importante que é possível consultar no site do Detran de Mato Grosso do Sul é a pontuação da sua CNH. Para isso, você deve seguir os passos:

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro vigente atualmente, caso a soma dos pontos alcance 20 pontos em um período de um ano, sua habilitação estará automaticamente suspensa, e você não poderá dirigir. Esse período de suspensão poderá durar entre 6 e 12 meses, de acordo com as infrações cometidas.

Consultar multas e pontuações da CNH é fundamental para garantir que está tudo de acordo com a sua permissão para dirigir e com o seu veículo. Então, verifique a situação da sua moto e tire suas dúvidas!

Quer mais dicas interessantes para adquirir a sua moto? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *