Os 12 principais termos que você deve conhecer no consórcio de motos

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, consórcio de motos é uma boa opção para quem pretende adquirir uma motocicleta. Por meio dessa modalidade, é possível, após um determinado tempo, ter sua moto 0 km em prestações suaves.

No entanto, essa forma de comprar motocicleta provoca algumas dúvidas no consumidor no que se refere a termos mais técnicos. Muitos não estão familiarizados com eles, e, por conta disso, surgem muitas incertezas.

Neste post, vamos mostrar os mais frequentes. Esperamos que você possa esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e fechar um bom negócio! Acompanhe o texto.

1. Administradora de consórcios

É a pessoa jurídica que presta serviços relacionados à administração de grupos de consórcio. Deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil, que regulariza o serviço e os direitos e deveres dos consorciados.

2. Alienação fiduciária

É uma forma de garantir o pagamento de determinada dívida. Ocorre uma transferência ao credor fiduciário — que é a administradora de consórcio — do domínio e posse indireta do bem consorciado.

No entanto, o domínio é transferido apenas em casos do não cumprimento do acordo entre as partes. É utilizado como garantia de pagamento.

3. Assembleia

É a reunião que ocorre mensalmente para identificar os contemplados por sorteio ou por meio de lance.

4. Grupo

É a união de pessoas que tem por objetivo captar mensalmente determinada quantia para contemplar seus participantes de acordo com o estabelecido pelo contrato. Os consorciados têm que seguir as determinações indicadas no acordo.

5. Assembleia geral extraordinária

Convocação em caráter extraordinário feita pela administradora de consórcio para alguma decisão de interesse dos consorciados, tendo sempre a ver com questões relacionadas ao contrato.

6. Contemplação

Pode ocorrer por sorteio ou lance. Se dá quando é atribuído ao consorciado o direito de utilizar o crédito para aquisição do bem de acordo com a cota referenciada.

7. Lance

É o valor que o consorciado pode oferecer antecipadamente, como forma de contemplação. Ou seja, adquirir a motocicleta antes de ser sorteado. Essa opção deve constar no contrato e deve ter suas cláusulas estabelecidas de acordo com o grupo ao qual pertence o cotista.

8. Taxa de administração

É a quantia que o consorciado deve pagar à administradora do consórcio pelos serviços de gestão e gerenciamento prestados por ela — como formação, organização e administração do grupo até o seu encerramento.

9. Transferência de cota

É a transferência que um consorciado (sorteado ou não) faz de sua titularidade para outra pessoa. Esse procedimento só é possível se o cotista estiver em dia com suas parcelas. Todos os direitos e deveres serão repassados para o novo cliente.

10. Autorização de faturamento

Na ocasião em que o consorciado é contemplado, é emitida a autorização de faturamento, que permite a aquisição do bem referido no contrato.

11. Consorciado excluído

Existem duas formas de excluir um consorciado. Uma delas é por meio de um pedido do próprio cotista. A outra é o cotista deixar de pagar suas cotas por quatro meses consecutivos ou alternados.

12. Fundo de reserva

Esse fundo é a garantia que o grupo tem de que todos serão contemplados, mesmo que haja desistências e inadimplências. Corresponde a um porcentual incluído na parcela mensal para a cobertura de eventuais problemas de receitas.

Vale ressaltar que, ao término da vigência do grupo, quando todos os cotistas já foram contemplados, esse fundo é dividido entre todos os participantes.

Agora que você já conhece os termos mais usados em um consórcio de motos, certamente não terá mais dúvidas sobre o assunto — é só escolher o modelo e esperar a contemplação! Mas, fica a dica: a pilotagem defensiva vai assegurar momentos inesquecíveis na sua máquina. Aproveite com moderação!

Se você gostou do texto, siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens! Estamos sempre produzindo conteúdos atualizados e interessantes.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *