Conheça os principais sistemas eletrônicos de uma moto!

Tempo de leitura: 3 minutos

Pilotar uma motocicleta é um dos maiores prazeres que alguém apaixonado por motores pode experimentar. A sensação de liberdade, o controle da situação e até as amizades feitas entre quem é fã das duas rodas são coisas que fazem parte do universo dos motociclistas.

Mas não há nada que seja bom o suficiente que não possa ficar ainda melhor. As motocicletas atuais já têm saído de fábrica com uma diversidade de recursos eletrônicos que facilitam e deixam a pilotagem mais segura, fazendo com que o prazer do piloto seja ainda maior.

Saiba quais são os principais sistemas eletrônicos de uma moto acompanhando na íntegra o nosso post de hoje.

Freios ABS

Entre os sistemas eletrônicos de uma moto, um dos mais comuns atualmente é o chamado freio “Antiblockier-Bremssystem”, ou simplesmente ABS.

Os freios ABS tornam a pilotagem mais segura, a partir do momento em que evita com que as rodas travem quando a frenagem é realizada. Um dispositivo eletrônico entra em ação quando a manopla é pressionada, e isso faz com que o atrito das pastilhas com os discos seja feito de forma leve por diversas vezes por segundo, o que permite com que a diminuição da velocidade e a paragem total sejam feitas de maneira suave, evitando acidentes com o piloto.

Injeção eletrônica

Outro dispositivo tecnológico que veio para facilitar bastante a vida dos motociclistas é a injeção eletrônica de combustível.

Antigamente, o combustível era injetado nos cilindros com o auxílio de carburadores, o que muitas vezes fazia com que esse despejo de gasolina fosse feito de maneira exagerada, fazendo com que a motocicleta consumisse mais.

Com os novos modelos de injeção, uma central eletrônica disponibiliza exatamente a quantidade certa de combustível para cada situação. Isso também faz com que o veículo polua menos do que nos antigos modelos, além de ser mais difícil do sistema se desregular.

Idling Stop

Idling Stop é um sistema que desliga automaticamente o motor da moto quando há a necessidade de parada em semáforos,  e então se ativa automaticamente quando o acelerador do veículo é acionado novamente. Isso torna a moto menos poluente e consideravelmente mais econômica, o que é de grande valia em tempos de constantes aumentos no valor dos combustíveis.

A Honda PCX foi a primeira moto do Brasil a vir com o sistema Idling Stop, o que talvez justifique, em parte, o grande sucesso que o modelo tem feito em terras nacionais.

Outros importantes sistemas eletrônicos de uma moto

Nem sempre a motocicleta vem equipada com tudo aquilo que você precisa para uma pilotagem confortável e segura. Dessa forma, é importante saber que alguns itens podem fazer toda a diferença, como, um sistema de GPS que pode ser utilizado no celular em um suporte, por exemplo, o que evita com que você se perca em locais desconhecidos e até perigosos.

Outro recurso importante é um bom sistema de segurança, seja ele um alarme, corte de combustível ou um chip geolocalizador, comumente oferecido pelas empresas de seguro. Afinal de contas, sua moto é um bem caro e você quer manter seu patrimônio longe de problemas, certo?

Gostou de saber como os sistemas eletrônicos de uma moto podem fazer toda a diferença em sua experiência de pilotagem? Então não deixe de entrar em contato com a Mastter Moto para conhecer as melhores soluções em conforto e segurança!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *