Você já sabe como funciona o lance em consórcio?

Tempo de leitura: 2 minutos

Se todo aquele papo de consórcios sempre foi algo difícil de entender, pare de se preocupar agora mesmo. Neste post, você aprenderá de uma vez por todas tudo o que é necessário para entender o lance em consórcio e seus benefícios.

O consórcio nada mais é que a união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupos, com o objetivo comum de adquirir bens (uma moto, por exemplo) ou serviços. Os membros realizam o pagamento de parcelas que são reunidas em um fundo comum, gerenciado por uma administradora.

De mês em mês, sorteios são feitos e um dos participantes é contemplado. A boa notícia é que essa espera pelo sorteio pode ser opcional, desde que o interessado em se adiantar ao sorteio disponha de uma quantia extra.

O lance é, portanto, a possibilidade de acelerar o recebimento do bem. Vamos conhecer alguns dos tipos possíveis.

Lance livre

É o lance em que não há um valor determinado para ofertar, podendo constituir qualquer percentual sobre o montante do consórcio. Nesse tipo, geralmente vence quem fizer a maior oferta.

Um empate em lance livre é possível. Nesse caso, administradora pode utilizar critérios diversos para definir o vencedor. O mais comum é que seja realizado um sorteio quando ocorre esse tipo de impasse.

Lance fixo

Nessa modalidade, o lance deve atingir uma quantia fixa, previamente determinada. O contemplado será quem atingir a cota mais próxima da quantia informada pela administradora.

Aqui também há a possibilidade de empate, mas tal como ocorre no lance livre, o valor só será desembolsado pelo vencedor de fato.

Em suma: no lance livre, o consorciado escolhe o valor que pretende ofertar. No lance fixo, a administradora estabelece o valor, por meio de contrato.

Lance embutido

Na terceira opção, é utilizado um valor embutido na carta de crédito no lance, descontando uma parte do montante já pago nas parcelas do consórcio.

A vantagem desse tipo de lance é que não é necessário ter o dinheiro em mãos (seja parte dele ou o total). Mas, antes de realizar a oferta, é necessário checar o novo valor da carta de crédito, pois haverá um reajuste devido à verba retirada para tentar o lance embutido.

Antes de tomar a decisão, é essencial analisar as condições gerais e suas necessidades mais urgentes. Adquirir um veículo mais barato para se locomover com mais rapidez de casa para o trabalho é um bom motivo para pensar em um consórcio, já que nem todo mundo tem perfil para o financiamento.

Ler atenciosamente o contrato, tirar todas as dúvidas com a administradora e estudar o potencial financeiro do grupo do consórcio são ótimas medidas para não ser surpreendido negativamente.

Um bom lance geralmente está entre 20 e 50% do total do valor do bem a ser adquirido. Como foi possível perceber neste post, uma análise cuidadosa das próprias finanças também não pode ser deixada de lado.

Gostou das dicas? Se sente mais confiante sobre o lance em consórcio? Então, assine a nossa newsletter para receber nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *