Você já sabe como funciona o lance em consórcio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se todo aquele papo de consórcios sempre foi algo difícil de entender, pare de se preocupar agora mesmo. Neste post, você aprenderá de uma vez por todas tudo sobre como dar lance no consórcio Honda e seus benefícios.

O consórcio nada mais é que a união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupos, com o objetivo comum de adquirir bens (uma moto, por exemplo) ou serviços. Os integrantes efetuam o pagamento de parcelas que são conjuntas em um fundo comum, gerenciado por uma administradora.

Todos os meses acontecem sorteios para que um dos membros seja contemplado. A boa notícia é que essa espera pelo sorteio pode ser opcional, desde que o interessado em se adiantar ao sorteio disponha de uma quantia extra.

Quer saber melhor sobre como funciona o lance em consórcio? Continue sua leitura!

O que é contemplação?

A contemplação é a concessão ao consorciado do crédito para adquirir o bem ou o ressarcimento das parcelas compensadas aos consorciados excluídos, ou seja, aqueles inadimplentes com suas mensalidades.

Porém, a restituição aos excluídos só é cabível aos grupos formados posteriormente à data de 06 de fevereiro de 2009. No entanto, A contemplação é exercida unicamente por meio de lances e sorteios. Já no caso do consorciado excluído, apenas concorre a contemplação através do sorteio.

Lance por contemplação

O lance de contemplação é mediante o pagamento do maior valor ofertado para o bem pelos consorciados ativos. Dessa forma, após a consumação do sorteio, pode ser realizado o processo da contemplação por lance.

Quais são os tipos de lance?

O lance é, portanto, a possibilidade de acelerar o recebimento do bem. Vamos conhecer alguns dos tipos possíveis.

Lance livre

Esse lance é o mais praticado dentre os tipos de lances no consórcio. Nesse caso, o consorciado pode ofertar um valor igual ou maior a 10% do bem adquirido em contrato. Geralmente, vence quem fizer a maior oferta.

Um empate em lance livre é possível. Nesse caso, a administradora pode utilizar alguns critérios para determinar o consorciado privilegiado. O mais comum é que seja realizado um sorteio quando ocorre esse tipo de impasse.

Lance fixo

Nessa modalidade, o lance deve atingir uma quantia fixa, previamente determinada. O contemplado será a cota que estiver mais próxima da cota contemplada pelo sorteio.

Aqui também há a possibilidade de empate, porém, tal como ocorre no lance livre, o valor só será desembolsado pelo vencedor caso haja contemplação. Em suma: no lance livre, o consorciado escolhe o valor que pretende ofertar e, no lance fixo, a administradora estabelece o valor por meio de contrato.

Como funciona uma cota de consórcio?

A cota de um consórcio é exatamente a sua escritura, ou seja, seu registro de identificação em meio a um grupo de consórcio. Dessa maneira, a cota de consórcio funciona ligada a um número, bem como um protocolo de participação.

É através dessa cota que a administradora consegue acompanhar seu histórico financeiro, como a quantia de parcelas quitadas, o número de mensalidades pendentes, o total de parcelas que ainda restam para serem pagas, os lances ofertados etc.

Como fazer a oferta do lance?

Para realizar a sua oferta no lance, você pode ir diretamente a uma concessionária Honda, informando o valor de lance que está disposto a oferecer.

Já outra maneira de fazer sua oferta, é por meio do contato pelo telefone (11) 2172-7007, falando na Central de Atendimento ao Cliente, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 20h00, e aos sábados das 09h00 às 15h00 do horário de Brasília.

Ainda, pelo website do Consórcio Honda, você acessa o menu “Serviços Online” escolhendo a opção “Oferta de Lance”. Em caso de primeira visita ao site, é necessário que você faça o cadastro para ter acesso ao sistema online e assim fazer e acompanhar os lances.

Você também pode baixar o aplicativo “Meu Consórcio” e fazer sua oferta de lance. Além disso, com o app você consegue gerenciar sua cota do Consórcio Honda, como visualizar os dados para pagamento do boleto eletrônico, consultar o resultado de assembleia, alterar seus dados cadastrais, entre outros.

Como é calculada a oferta?

O valor da oferta não é aleatório, pois existe um mínimo para dar o lance. Essa importância corresponde à porcentagem calculada com base no valor do plano do bem adquirido sem seguro, somada à taxa de administração e acrescido o valor do fundo de reserva.

Então, a partir do valor mínimo, o consorciado pode ofertar o valor que desejar, sendo qualquer montante entre o valor da primeira parcela e o valor total do plano do consórcio, que no caso condiz com a quitação do bem.

Como acontece a contemplação e o pagamento?

No consórcio Honda a contemplação acontece pelo sorteio na Loteria Federal. É válido lembrar que mesmo quitando o bem você ainda não garante a sua contemplação.

No entanto, você pode oferecer o lance de quitação do investimento e, quando contemplado, seu saldo devedor se encontrará zerado. Assim, poderá solicitar o valor pago, o qual receberá após 180 dias ou, ainda, pode realizar a compra no valor total do bem pago.

É importante o consorciado saber que na contemplação pelo lance livre, em caso de empate, o beneficiado será aquele que tem o número da cota mais próximo do número sorteado pela Loteria Federal.

O pagamento, quando contemplado por lance, deve ser realizado no prazo de 7 dias úteis pelo consorciado. Entretanto, pode variar de acordo com a série da Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio.

A efetuação do pagamento deverá ser concretizada mediante boleto (slip) específico do valor do lance ofertado. Você pode adquirir o slip pela Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Nacional Honda ou indo diretamente na sua Concessionária Honda.

Agora que você está por dentro de como dar lance no consórcio Honda, pode analisar e pensar na possibilidade de antecipar a aquisição do bem. Mas, antes de tomar a decisão, analise as condições gerais e suas necessidades mais urgentes.

Adquirir um veículo mais barato para se locomover com rapidez de casa para o trabalho é um bom motivo para pensar em um consórcio, já que nem todo mundo tem perfil para o financiamento e no consórcio você adquire sua moto zero e sem juros.

Gostou do nosso post sobre como funciona o lance em consórcio? Então, o que acha de solicitar uma simulação para um de nossos consultores? Assim, você fica por dentro dos valores!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *