Como economizar gasolina na moto? 7 dicas essenciais!

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das maiores preocupações dos proprietários de automóveis diz respeito ao consumo de combustível. E não é para menos, pois embora o Brasil seja um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o preço da gasolina daqui é bastante elevado.

E esse é justamente um dos principais motivos que faz com que muitas pessoas optem pelas motocicletas pois, de fato, elas consomem pouco combustível, principalmente em relação aos carros.

Contudo, não há nada tão bom que não possa ser melhorado, certo? Nesse sentido, elaboramos este artigo com 7 dicas de como economizar gasolina na moto. Confira!

1. Faça revisões periódicas

Prática fundamental para garantir sua própria segurança e das pessoas ao seu redor. No momento da revisão, são analisados os freios, o óleo do motor, o sistema elétrico e o carburador.

Além disso, é feita a verificação dos pneus para identificar se eles estão desgastados, ressecados ou descalibrados. Qualquer um desses problemas interfere no desempenho da sua motocicleta e prejudica o consumo de combustível.

Mas não para por aí. No momento da revisão, a relação da moto (coroa, corrente e pinhão) também será analisada. Esses itens costumam sofrer grande atrito com os deslocamentos constantes, o que compromete o consumo de combustível e coloca a sua segurança em risco.

2. Cuidado com as acelerações e freadas bruscas

O ato de pilotar uma moto deve estar relacionado com o equilíbrio, na busca pela velocidade mais constante possível. Acelerar e frear demais, principalmente de maneira brusca, exige muito mais do motor do seu veículo, contribuindo para aumentar o gasto de energia.

Além de economizar gasolina, você ainda dirige com mais tranquilidade e segurança. Afinal, acelerações e freadas bruscas afetam o seu domínio sobre a motocicleta, aumentando as chances de acidentes.

3. Não acelere com a moto parada

Esse é um vício muito comum em vários motociclistas, principalmente quando a moto está parada no semáforo. Essa prática força o motor e aumenta o consumo de gasolina. Tudo o que você não quer, certo?

4. Não aqueça o motor

Antigamente, esse era um costume muito comum, pois era preciso aquecer o motor da motocicleta para dar partida. Entretanto, com o advento da injeção eletrônica, essa prática não é mais necessária, além de contribuir para o gasto de gasolina.

5. Evite carga desnecessária

Essa dica é bastante útil para aqueles que viajam ou trabalham transportando mercadoria e a deixam na motocicleta até mesmo quando não precisam.

Tal prática deixa o veículo mais pesado, força mais o motor e aumenta o gasto de gasolina. Então, fique de olho!

6. Mantenha o filtro de ar limpo

Sem dúvidas, uma das dicas mais importantes. A energia que faz a moto funcionar é gerada a partir da queima de combustível que envolve o ar. Caso o filtro de ar esteja sujo, vai ser mais difícil realizar a queima, exigindo mais gasolina.

7. Conheça bem a sua moto

Por fim, temos outra dica que não poderia ficar de fora da nossa lista. Conhecer bem como seu veículo funciona vai proporcionar inúmeras vantagens para você, como a calibração correta e o momento certo para trocar de marcha.

Uma das formas mais eficientes de adquirir esse conhecimento é lendo o manual de instruções do veículo. Lá estão várias das informações que você precisa saber sobre sua motocicleta.

Gostou de saber como economizar gasolina na moto? Como vimos no último tópico, saber como funciona uma moto proporciona vários benefícios para qualquer motociclista. Nesse sentido, dê uma conferida no nosso blog. Lá estão várias informações importantes e interessantes sobre motos.

E, para deixar o seu conhecimento ainda mais completo, assine a nossa newsletter. Desse modo, você recebe todos os nossos conteúdos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *