Como comprar a sua moto sem ter dinheiro para investir à vista?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas sonham em adquirir um veículo próprio e parar de depender do transporte público. O dia a dia, com certeza, ficará mais fácil quando você puder se deslocar com a sua própria motocicleta, não é? Mas como comprar uma moto?

Se você ainda não conseguiu juntar o valor para fazer o pagamento à vista, mas precisa realizar a compra com urgência, este post é para você! Veja como fazer esse investimento mesmo sem ter o dinheiro.

Quais são as opções?

Existem duas opções para quem quer adquirir uma moto rapidamente mesmo sem ter todo o dinheiro para quitar o veículo na hora: você pode optar por um financiamento ou por um consórcio. Vamos entender como funciona cada modalidade?

Financiamento

O financiamento funciona como uma espécie de empréstimo em que um banco ou uma instituição financeira compram o veículo para você, pagando à vista para loja, e recebem o valor pago em parcelas mensais, que são acrescidas de uma taxa de juros. Você assume essa dívida direto com o banco e não com a loja.

Quem puder pagar um valor de entrada, terá melhores condições de pagamento — com parcelas mais leves e juros menores, por exemplo. Se você não tem esse dinheiro, ainda é possível encontrar lugares que financiam o valor integral da motocicleta.

É importante lembrar que, até a quitação do financiamento, a moto será propriedade do banco, já que ela é dada como garantia de pagamento podendo ser recolhida em caso de inadimplência.

Consórcio

A opção de contratar um consórcio tem a vantagem de não incorrer em tantos juros quanto no financiamento, mas tem a desvantagem de o consorciado não pode sair imediatamente com a motocicleta da loja.

Em linhas gerais, o consórcio funciona como uma poupança coletiva em que os participantes de um determinado grupo, com os mesmos interesses, pagam parcelas mensais pré-fixadas. Até o prazo final do consórcio, todos receberão a moto ou o dinheiro para comprar o veículo.

No entanto, existe a possibilidade de antecipar o recebimento se forem sorteados ou anteciparem o pagamento das parcelas por meio do maior lance do mês.

Quais documentos são necessários para contratar os serviços?

Em geral, as empresas pedem o RG, o CPF, um comprovante de residência e um comprovante de renda (pode ser holerite, contracheque, declaração de imposto de renda ou extrato bancário).

Antes de conceder o financiamento ou o consórcio, os bancos e as empresas realizam uma pesquisa sobre o seu CPF. O objetivo é verificar se você tem condições de honrar com o pagamento das parcelas.

Por isso, se há alguma negativação no seu nome, é necessário resolver isso antes de dar entrada no financiamento. No caso do consórcio, antes da contemplação da carta de crédito ou retirada do veículo.

Como conhecer as condições reais do financiamento e do consórcio?

Para decidir qual opção você vai escolher, é importante conhecer o valor das parcelas e a taxa de juros cobrada pelas empresas tanto para o financiamento quanto para o consórcio.

Alguns sites tornam essa tarefa mais simples permitindo fazer uma simulação online das condições de entrada, do número e do valor das parcelas. Assim, você recebe informações importantes sobre as taxas de juros aplicadas em cada negociação.

No entanto, não se baseie apenas nas suposições. Reúna os documentos necessários para a compra e procure a loja na qual a motocicleta que você quer está sendo vendida. Você irá conseguir propostas reais de pagamento para nortear a sua decisão.

Verifique se o banco em que você é correntista pode facilitar as condições. Essa pode ser uma boa opção, já que a instituição tem acesso ao seu histórico financeiro. Ao escolher empresas independentes, tenha o cuidado de checar a reputação delas, isso pode evitar problemas futuros.

Quer conhecer dicas para escolher a melhor moto que cabe no seu bolso?

O melhor negócio é aquele que não vai prejudicar o seu orçamento mensal. Desse modo, mesmo não tendo nenhum dinheiro para dar como entrada, procure negócios que ofereçam as taxas de juros mais atrativas e cujas parcelas caibam no seu bolso.

Separamos algumas dicas infalíveis para você encontrar as melhores possibilidades para adquirir a sua motocicleta. Confira!

Pesquise diferentes modelos e valores

Visite várias lojas e conheça os diferentes modelos que estão disponíveis. Liste as possibilidades de acordo com a potência de cilindradas e a faixa de preço que você está procurando. Em seguida, faça uma pesquisa sobre os valores mais atrativos do mercado.

São várias as ofertas publicadas diariamente, das motocicletas de entrada até os modelos de alta cilindrada. Identifique as oportunidades de cada uma dessas montadoras para ficar atento às variações de valores e conseguir realizar a melhor compra.

Simule diferentes formas de financiamento

Ao visitar as lojas para conhecer as motocicletas em que você está interessado, leve sempre a sua documentação e o holerite para simular os possíveis financiamentos para a compra do veículo.

Se você estiver utilizando a internet, isso evita algumas idas até a loja. Você pode simular diferentes formas de financiamento com alterações em valores de entrada, prazo de pagamento e valor da moto.

Lembre-se que essas diferentes variáveis alteram a taxa de juros que será cobrada na hora da contratação.

Seja paciente para encontrar as melhores oportunidades

O mais importante é não agir por impulso, não comprar a primeira motocicleta que você achar sem pesquisar antes várias marcas e modelos.

Se você for paciente e procurar com atenção, poderá se beneficiar com promoções ou ações para fechar a meta, muito comuns nas concessionárias de carros, às quais as lojas de moto também estão aderindo.

Via de regra, no último fim de semana do mês, o cliente encontrará os melhores preços e a possibilidade de fechar um bom negócio é ainda maior. Por isso, não tenha pressa, esteja focado em conseguir a melhor opção.

Sabendo como comprar uma moto sem dinheiro para pagar à vista, agora você já pode realizar o sonho de ter um veículo próprio. Basta pesquisar no maior número de lojas possível até encontrar as melhores condições para assumir o compromisso de pagar as parcelas em dia.

Gostou deste post com informações sobre como comprar uma moto mesmo sem dinheiro? Então que tal receber informações sobre a vida de motociclista? Assine a nossa newsletter agora mesmo e entre nesse mundo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *