Carro ou moto? Saiba qual a melhor escolha para seu deslocamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Transporte público insuficiente e desconfortável, engarrafamentos e dificuldades para encontrar vagas de estacionamento. Esse são somente alguns dos motivos que fazem as pessoas optarem pela compra de carro ou moto. No entanto, a questão é: qual desses dois veículos será a melhor opção para enfrentar o trânsito nas grandes e pequenas cidades?

Pensando nisso, escolhemos alguns parâmetros e elaboramos um comparativo para que você decida qual será a sua melhor escolha para deslocamento. Acompanhe.

Economia

O dinheiro é algo que faz a maioria dos brasileiros levantar cedo, deitar tarde e lutar para conquistá-lo no dia a dia. Por isso, é necessário saber usá-lo com consciência e inteligência. A maneira de fazer isso é por meio da economia. A matemática será a sua aliada, mas não precisa ficar assustado são operações simples.

Pegue o manual ou o panfleto de uma motocicleta e outro de um carro. Verifique quantos litros de combustível cada um deles gasta para deslocar um quilômetro. Um carro popular dentro das melhores condições consome em média de 14 a 19 km/l, enquanto uma moto de 125 a 150 cilindradas faz o mesmo trajeto consumindo 30 a 35 km/l.

Rapidez no deslocamento

O deslocamento no dia a dia e no trânsito caótico que as grandes cidades têm é um fator importante para considerar na sua escolha de carro ou moto. As menores dimensões das motos, a facilidade de visão do trânsito e a boa dirigibilidade fazem com que essas duas rodas se desloquem com maior rapidez que os automóveis. Para isso, não é necessário conduzi-las em altas velocidades nem cometer infrações. Basta pilotar dentro das normas previstas pela legislação.

Essa rapidez no deslocamento faz com que você possa ficar um pouco mais na cama ou chegue mais cedo em casa. Essas vantagens melhoram a sua qualidade de vida, pois fica livre do estresse de estar preso dentro de um carro nos engarrafamentos.

Valor de compra

Não é preciso ser nenhum especialista em finanças para saber que uma moto tem o valor de compra menor do que o de um carro. Uma motocicleta zero quilômetro custa menos que um automóvel usado, no mesmo padrão. Essas diferenças podem chegar a 4 ou 5 vezes. Entenda que não podemos comparar veículos de luxo com populares.

Quando o preço de um automóvel usado se aproxima do valor de uma moto nova, certamente, já está com muitos anos de uso. Isso faz com que esse carro exija revisões constantes e o custo das peças e mão de obra são muito maiores que o das motocicletas.

Facilidade para estacionar

Novamente, as menores dimensões das motos trazem vantagens para esse meio de transporte. Já sabemos que as grandes cidades têm restrições para estacionamento de veículos. Com o tempo, as vagas estão ficando mais escassas e essa condição acontece gradualmente também nos municípios do interior.

No caso das motos, raramente faltam vagas para estacionar. Caso isso aconteça os valores dos estacionamentos particulares para motocicletas é consideravelmente mais abaixo que dos automóveis.

Emissão de poluentes

Se quisermos que nossos filhos, netos e o restante da humanidade permaneça por mais tempo nesse planeta, precisamos optar pelos meios de transporte sustentáveis e por aqueles que emitam menos poluentes na atmosfera. Os motores das motos são mais compactos que dos automóveis e isso faz com que lancem menos poluentes. Dessa maneira, agridem menos o meio ambiente, principalmente as de menores cilindradas como as 125 e 150cc.

Acreditamos que esses comparativos servem para fornecer uma base solida para você optar entre carro ou moto nos seus deslocamentos, podendo, a partir de agora, escolher qual o mais adequado. Antes de concluir a sua compra saiba que a Mastter Motos oferece condições diferenciadas de financiamento para você adquirir a sua motocicleta nova.

Então, já conseguiu tirar as suas conclusões? Se ficou alguma dúvida faça contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *