Carenagem em motocicletas: conheça as vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem é apaixonado por motos já sabe: modelos simples podem até ser populares, mas os mais bonitos, os mais equipados é que chamam mais atenção e vendem melhor. E não dá para pensar em beleza automotiva sem lembrar das motos carenadas.

Feitas de diversos materiais, como fibras de vidro, carbono e plástico, as carenagens ajudam a melhorar o desempenho da moto e reduzem o choque do ar, servindo até mesmo como proteção para o veículo contra água, sujeira ou insetos.

A carenagem em motocicletas pode ser bonita e arrojada, mas é preciso ficar atento e analisar todos os seus aspectos antes de optar por ela.

Para que você saiba qual a melhor escolha a fazer, separamos, no post de hoje, as principais vantagens e desvantagens sobre motos com esses itens. Confira!

Maior velocidade e redução da resistência do ar

Um dos principais pontos positivos da carenagem é contribuir para uma maior velocidade da moto. E não é para menos: em latim, a palavra significa quilha, que é o osso interno do peito dos pássaros, onde estão localizados os músculos que movem as asas.

Isso acontece graças ao perfil aerodinâmico da carenagem, capaz de “furar” o vento e fazer com que a moto alcance até 280 km/h, sem sair do chão e nem sofrer com turbulências. a Honda  CBR 650F impressiona quem é apaixonado pelo mundo das motos esporte. O baixo centro de gravidade deixa mais confortável e melhora a dirigibilidade da moto tanto na cidade quanto na estrada.

Acha que encontrar o perfil aerodinâmico é fácil? Para chegar aos melhores resultados, são feitos diversos testes, assim como acontece com aviões e carros de Fórmula 1. O segredo está em considerar tanto o veículo quanto o condutor como partes de um conjunto.

Além de alcançar velocidades maiores, a diminuição da resistência do ar ajuda a reduzir o consumo de combustível e oferece mais segurança e conforto ao motociclista.

Dispersão do calor

Ao contrário dos carros, em que é possível isolar componentes quentes do motor, a combustão interna das motos, geralmente, provoca altas temperaturas e é um pesadelo nos dias quentes.

Com carenagens no lugar certo, é possível isolar o calor do motor e auxiliar na saída do ar quente, colocando a temperatura alta bem longe de você.

Redução do ruído do motor

Outra grande vantagem da carenagem é o abafamento do barulho do motor. Quando bem instaladas, as peças proporcionam um maior conforto auditivo e garantem uma direção mais tranquila no dia a dia.

Já o modelo Honda Naked CB 650F conta com o ronco inspirador do motor de 4 cilindros que mostra para o que ela veio.

Dificuldade de manutenção

A carenagem em motocicletas tem muitas vantagens, mas alguns pontos negativos podem dificultar a sua vida. Um deles é a dificuldade na hora da manutenção.

Como o motor fica escondido, é mais difícil identificar peças que não estejam funcionando bem ou encontrar vazamentos de óleo ou líquidos. Motos com motores expostos, por exemplo, não têm esse problema.

Preço alto de reparo

Sofreu uma queda enquanto conduzia uma moto carenada? Pode preparar o bolso. Quase sempre, essas motocicletas representam um alto custo quando vão para a oficina, por mais simples que seja o dano.

Por isso, o principal fator na hora de fazer sua escolha é saber se você deseja economizar dinheiro ou ter um modelo mais rápido e bonito como a CB 650F e CBR 650F por exemplo.

Agora você sabe as principais vantagens e desvantagens da carenagem em motocicletas.

Se gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais. Assim, você ajuda seus amigos e outras pessoas a também conhecerem tudo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *