Quando é a hora certa de calibrar os pneus da moto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como outros componentes de uma motocicleta (sistema de suspensão, freios, baterias, faróis, lanternas etc), os pneus também precisam ser cuidados e revisados periodicamente, o que inclui a atenção redobrada na hora de calibrar os pneus.

Mas, afinal, quando a calibragem deve ser feita? Quais os riscos de não fazer isso no tempo certo? Por que calibrar o pneu é tão importante? Para conferir as respostas dessas questões, continue a leitura!

Quais são os riscos de não calibrar os pneus no tempo certo?

Apesar da maioria dos postos de gasolina oferecer bombas de ar gratuitamente, muitos motociclistas só se lembram de calibrar os pneus quando percebem que eles estão murchos.

O problema dessa prática é que andar com os pneus baixos é perigoso e gera inúmeros problemas financeiros para o piloto e físicos para a moto. Veja!

Desgaste acentuado

Quando a calibragem dos pneus está errada, a área de contato entre eles e o solo é modificada, ocasionando atritos com a pista. Isso faz com que o desgaste do pneu seja maior e, este, fique mais propenso a furar ou rasgar.

Perda de eficiência

Devido à alteração do campo de contato com o solo, os pneus murchos também têm uma queda na eficiência dos sulcos — responsáveis por evitar derrapagens e aquaplanagens.

Além disso, a flacidez da borracha diminui a capacidade dos pneus de manter a moto estável na hora de fazer curvas, aumentando as chances de acidentes.

Gasto desnecessário de combustível

Com o atrito, o motor usa mais força e exige que o piloto acelere mais, aumentando os gastos com combustível em até 25%. Portanto, a melhor maneira de reduzir o consumo de gasolina é manter os pneus calibrados.

Danos às partes mecânicas

Diversas peças, como a suspensão e os freios, sofrem com a calibragem incorreta. Pois, o esvaziamento dos pneus faz com que elas passem a trabalhar fora de alinhamento, ou seja, forçadas.

Isso pode causar danos e fazer com que elas precisem ser substituídas prematuramente e com frequência.

Quando realizar a calibragem dos pneus da moto?

Como você deve ter notado, é fundamental realizar a calibragem dos pneus. Mas, qual é o momento certo de fazer isso? Confira!

Periodicamente

De acordo com o manual dos fabricantes, o ideal é que os pneus sejam calibrados de 15 em 15 dias para evitar desgastes das rodas e das demais peças da motocicleta. É importante ressaltar que, na hora da calibragem, a moto deve estar com os pneus frios, ou seja, ter rodado menos de 3 quilômetros.

Quando a moto dá sinais

As estradas brasileiras são muito precárias e propensas a acidentes de trânsito, prova disso é que apenas 12,3% delas são asfaltadas.

Diante disso, fica claro que é fundamental ficar atento aos sinais de dirigibilidade que a Honda oferece nos primeiros quilômetros de viagem.

Antes de pegar a estrada

Ser descuidado com a calibragem é um defeito de milhares de motociclistas, nem mesmo os mais experientes escapam desse vício terrível. O problema é que rodar com a pressão errada na estrada é muito mais perigoso que em trajetos urbanos. Pois, longas distâncias exigem mais da moto, elevando os riscos para o piloto.

Portanto, não deixe de verificar os pneus antes de pegar a estrada e realizar checagens durante o percurso.

Por que é importante calibrar os pneus da moto?

Trafegar com a calibragem dos pneus incorreta pode causar acidentes na estrada e trazer inúmeros problemas mecânicos para a moto, como o desgaste prematuro — já que a vida útil da motocicleta pode ser reduzida em até 8.500 quilômetros.

Sendo assim, é evidente que calibrar os pneus da moto com frequência é uma boa forma de reduzir o consumo de combustível, evitar gastos desnecessários com a substituição de componentes e garantir a segurança do piloto.

Agora que você já sabe a hora certa de calibrar os pneus da moto, confira quais são os modelos ideais de motos Honda para trajetos urbanos e descubra qual é a motocicleta ideal para fugir do engarrafamento na hora do rush!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *