5 dicas valiosas que quem quer aprender a pilotar precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Aprender a pilotar e realizar o sonho de conduzir a própria moto são dois momentos únicos na vida do entusiasta desse veículo. Além de ser uma opção mais barata, esse tipo de veículo vai otimizar a sua rotina: você poderá evitar congestionamentos e atrasos nos seus compromissos mais importantes.

Porém, os passos iniciais podem ser complicados e desestimular o motociclista iniciante. Pensando nisso, preparamos este post com cinco dicas importantes para quem quer iniciar a sua vida de motociclista com o pé direito. Continue a leitura!

1. Use os equipamentos de segurança da moto

Esse cuidado é especialmente importante para aqueles que pretendem aprender a pilotar de forma autônoma. Desse modo, não se esqueça de alguns itens fundamentais:

  • capacete;
  • luvas;
  • botas;
  • roupas com proteção extra.

Além disso, ações simples como ajustar os espelhos retrovisores vão garantir que você tenha todo o preparo necessário para pilotar bem. Os equipamentos de segurança são imprescindíveis, já que protegem o condutor em caso de quedas — que podem ocorrer mesmo em velocidades baixas.

2. Busque rotas mais simples no início

Agora que você conhece os principais equipamentos para garantir a proteção, é hora de adquirir uma experiência gradual na condução da sua moto. Para isso, busque rotas mais tranquilas no início: nada de se aventurar por vias expressas, rodovias ou ruas bastante movimentadas.

Assim, é uma boa ideia escolher um circuito padrão e repeti-lo nas primeiras semanas, buscando aprimorar algumas ações que favoreçam a boa pilotagem:

  • sair de uma posição de imobilidade sem pender para um dos lados;
  • controlar o acelerador de forma adequada;
  • cuidar da embreagem e do câmbio;
  • frear de forma segura;
  • fazer curvas de forma natural.

Após dominar esse circuito inicial, é possível partir para trajetos mais complexos. Porém, o principal é que você só passe a enfrentar rotas mais complicadas após se sentir totalmente seguro no estágio anterior.

3. Conheça bem os controles da sua moto

É importante se familiarizar com a localização dos botões de comando como faróis, pisca-alerta e a clássica buzina. Além disso, tente se acostumar com a posição dos pedais e controles (acelerador e freios, por exemplo). Encontrar esses itens de forma ágil é um sinal relevante de aprendizado.

Podemos mencionar a mão direita, dedicada à aceleração e à frenagem dianteira, que deve realizar esses movimentos de forma mais delicada. Isso porque ações mais ríspidas podem fazer com o que o freio dianteiro seja interrompido e causar uma derrapagem perigosa.

Outra ação importante que deve ser compreendida pelo iniciante é o controle do freio traseiro, feito com o pé direito. Ele é mais adequado às baixas velocidades ou utilizado junto com o freio dianteiro.

4. Evite levar passageiros no início

Aqueles que ainda estão no início do processo de aprender a pilotar não devem se arriscar com passageiros. O equilíbrio da moto é influenciado pela presença de uma pessoa na garupa e isso é perigoso para quem ainda está dando os seus primeiros passos na condução do veículo.

No início da sua trajetória, você ainda está se acostumando com a moto e buscando as melhores formas de não pender para um dos lados. Por isso, deixe as companhias para depois.

5. Opte por modelos seguros de motos

A Honda Biz é um dos principais modelos escolhidos pelos iniciantes. Isso se explica pelo nível de confiança transmitido por um dos produtos mais comercializados de uma empresa referência no mercado e pelas funcionalidades diferenciadas da própria moto.

Diferentemente de outros veículos, a Biz não opera com um sistema de embreagem, o que torna a condução muito mais prática para quem ainda está aprendendo. Além disso, o assento confortável e a altura reduzida em relação ao chão favorecem a estabilidade de forma significativa.

Percebeu como algumas dicas simples podem melhorar a sua experiência? Aprender a pilotar pode ser um processo ainda mais recompensador: basta começar devagar, ter paciência e priorizar opções mais seguras. Lembre-se de que toda a sua vida de motociclista vai ser influenciada por essas primeiras etapas.

Gostou deste post e quer conhecer mais sobre os modelos da Honda? Então, visite o nosso site, confira as especificações e descubra qual é a moto ideal para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *