É obrigatório usar antena de moto? Descubra agora!

Tempo de leitura: 3 minutos

A brincadeira de soltar pipa é uma das mais celebradas pela garotada. Ela atravessa os tempos e é a diversão tanto de jovens da cidade quanto do campo.

Mas, apesar de fazer a alegria de muitas pessoas, soltar pipas é muito perigoso para quem trafega de motocicleta, pois o cerol colocado nas linhas pode causar acidentes, deixando marcas no corpo ou até levar a óbito.

Por causa desse perigo, a antena corta cerol é companheira de diversos condutores de motos.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do uso da antena de moto sobre a obrigatoriedade ou não do uso desse acessório e mostrar algumas opções para você escolher e instalar no seu veículo.

Saiba para que serve a antena de moto

A antena corta pipas é um acessório de segurança contra acidentes nas estradas.

Ela é instalada na parte frontal da motocicleta, na frente do condutor, e impede que as linhas com cerol entrem em contato com o motociclista, evitando acidentes, como cortes nos braços e pescoço, ou até o óbito.

Apesar de sua instalação não ser obrigatória, no Brasil é recomendada a sua utilização pelos condutores, já que em muitas cidades essa brincadeira é realizada com o uso de pedaços de vidros na arraia.

A antena é muito utilizada por profissionais durante o serviço e, em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, existem leis que obrigam a instalação e uso pelos motociclistas.

Conheça 4 tipos de antenas para motos

Existem diversos tipos de antenas disponíveis no mercado. Abaixo descreveremos alguns modelos para que você saiba qual melhor opção escolher.

1. Antena simples

É composta por apenas uma antena que deve ser instalada na altura do rosto e do lado direito ou esquerdo da parte dianteira da moto. A sua ponta é formada por um gancho que prende a linha e não a deixa encostar no veículo nem no condutor.

2. Antena dupla

É o tipo de antena vem em dupla e você pode colocar uma em cada lado do guidão.  Essa possibilidade permite maior proteção ao condutor, pois prende a linha de pipa dos dois lados, diminuindo a possibilidade de ocorrer acidentes.

3. Antena com ponteira cortante

Além de impedir que a linha da pipa enrosque na moto ou no motociclista, essa antena corta a fita. Esse pequeno elemento ajuda a salvar muitas vidas, já que, na maioria das vezes, a linha com cerol pode causar ferimentos graves.

4. Antena retrátil

Nesse modelo de antena de moto, o condutor pode aumentar ou diminuir o tamanho da antena a partir de sua necessidade.

Assim, ele pode deixá-la mais aberta quando estiver rodando com a moto ou mais fechada quando estiver em casa. Algumas antenas retráteis podem atingir até 20cm de comprimento.

Como você observou, instalar antenas corta pipas é importante para que os motociclistas mantenham a segurança durante a direção.

Para isso, existem vários modelos de antenas capazes de evitar o contato dos condutores com as linhas. Contudo, para aumentar a proteção também existem alternativas, como utilizar protetores de pescoço ou golas protetivas.

Curtiu o nosso texto e quer ajudar outros condutores a se protegerem contra os perigos das pipas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *