5 dicas para uso de alforges traseiros e laterais

Tempo de leitura: 3 minutos

Se está pensando em se aventurar de moto pelas estradas afora, saiba que existem alguns itens essenciais para levar a bagagem, como os alforges.

Além de assegurar a segurança do motociclista, eles também garantem praticidade e conforto ao transportar as bagagens. O alforge é uma espécie de bolsa que pode ser fixada na parte lateral, traseira ou em ambos os lados da moto.

Existem em diversos tamanhos, materiais e cores. Sua funcionalidade facilita o transporte de bagagens em motos e até mesmo em bicicletas. Na verdade, os alforges também podem ser utilizados para levar a bagagem do dia a dia e, assim, proporcionar maior facilidade na hora de carregar vários materiais e objetos.

Para descobrir qual a melhor opção na hora de comprar um alforge, continue a leitura e confira 5 dicas que separamos para você!

1. Escolha um material resistente

Os alforges geralmente são confeccionados em couro, material sintético ou nylon. Devem ser presos com velcro no banco da moto, facilitando a sua instalação e retirada.

O material deve ser resistente e — de preferência — impermeável, já que durante a viagem pode chover e você não vai querer molhar sua bagagem, não é mesmo? Por isso, para essas ocasiões, ele deve ser de nylon forrado, com estrutura em PVC, para mantê-lo rígido.

Os modelos de couro e material sintético são super modernos e práticos, pois podem ir da casa para o trabalho e transportarem até o notebook. A união entre as duas partes se dá por meio de um velcro muito resistente. E não se esqueça de sempre usar afastadores, importantíssimos para a segurança do alforge e do que está em seu interior.

2. Mantenha os dois lados bem equilibrados

O motociclista deve ter em mente que o peso entre os dois lados, direito e esquerdo, precisa ser igual para não desequilibrar e desestabilizar a moto quando ela estiver em movimento.

Sendo assim, os objetos devem ser bem pesados antes de serem alocados nos alforges laterais, sempre com pesos equivalentes.

3. Utilize afastadores de alforges

Os afastadores têm como função promover uma acomodação melhor dos alforges na motocicleta, bem como impedir que eles toquem no pneu traseiro ou no escapamento.

Eles afastam as bolsas da carenagem da moto de maneira a mantê-las longe do escape e, assim, garantir que sua viagem e os seus trajetos urbanos sejam seguros. Por isso, são ferramentas ideais para manter a segurança e evitar acidentes.

4. Use malas laterais fixas na moto

Para quem precisa de mais espaço para levar seus objetos, as malas laterais podem ser uma boa solução. E o melhor: não há necessidade de removê-las sempre que tiver que sair da moto.

As malas laterais diferem-se dos alforges devido à diferença na instalação e na rigidez do material com o qual são confeccionadas. Assim como os bauletos, as malas laterais não são removíveis e podem se manter fixas na moto.

Da mesma forma que os bauletos, as malas laterais são presas a um suporte e contam com chaves para trancar o baú, além de serem impermeáveis.

5. Verifique a capacidade máxima de carga da motocicleta

Escolha o alforge traseiro de acordo com o tipo de moto e da carga que ela é capaz de suportar.

Por exemplo, se o motociclista colocar muito peso na parte traseira, pode contribuir para a falta de aderência da roda dianteira, prejudicando a pilotagem e causando riscos à sua segurança.

Por isso, a escolha de um alforge deve ser ponderada de acordo com as suas necessidades e também adequado à capacidade da sua moto.

A responsabilidade do motociclista é manter a sua segurança e também a de outros motoristas. Além disso, equipando a moto com bauletos, alforges, top case em alumínio e outros acessórios, você torna a experiência das suas viagens e passeios urbanos muito mais prática e funcional!

Se curtiu o post e quer ler mais novidades e dicas sobre o assunto, segue a gente no Facebook. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *