Afinal, é seguro andar de moto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Aqui está uma questão polêmica: alguns argumentam que moto é sinônimo de perigo (entre estes talvez estejam seus pais ou cônjuge). Contudo, o problema não é a motocicleta, e sim quem está em cima dela. No final deste artigo você vai ter certeza disso.

Infelizmente, existem muitos motociclistas que mancham a reputação da categoria e isso faz com que muitos rejeitem de imediato a ideia de ter uma moto. Mas, e no seu caso? Está cansado de perder horas com transporte público? Precisando economizar uma grana? Com certeza você já deve ter analisado as muitas vantagens de ter uma moto. Comodidade, economia, sensação de liberdade e por aí vai. Porém, você sabe que a segurança é mais importante do que tudo isso. Justamente por isso, estamos aqui para ajudá-lo a ver que é seguro andar de moto. Confira nossas dicas!

Seja pró-ativo

Basicamente, ser pró-ativo envolve estar atento à situação e aos perigos ao redor e tomar medidas para se proteger. Por mais que um motociclista seja habilidoso e cauteloso, a segurança no trânsito não depende apenas dele.

As ocasiões que requerem proatividade são variadas: ao ver crianças ou animais na calçada, ao passar por pontos de ônibus, quando se aproximar da faixa de pedestres, quando estiver pilotando em sentido contrário à luz do sol, entre outras. Ao passar por essas situações tente prever os problemas e aja para que não surjam.

Use bem os retrovisores

Para que você perceba a movimentação ao redor, os retrovisores são essenciais. Antes de sair, ajuste-os para que você tenha uma visão confortável. Ao executar uma mudança de faixa ou ultrapassagem, olhe para o retrovisor. Todavia, o retrovisor tem seus pontos cegos e, por isso, é importante dar uma olhada sobre os ombros para não correr nenhum risco.

Seja visto

Em acidentes, boa parte dos motoristas afirma não ter visto o motociclista. Como evitar isso? Ao se aproximar de um cruzamento, por exemplo, certifique-se de que o condutor o tenha visto. Uma leve buzinada ou uma rápida mudança no farol (se for à noite) ajuda bastante.

Motoristas de ônibus e caminhões têm dificuldade em ver motociclistas. Evite ficar na lateral desses veículos. E quando estiver atrás tenha certeza de que está no campo de visão do condutor. Lembre-se também de deixar o farol sempre ativado e usar roupas e acessórios de cor clara, quando possível.

Preste atenção na situação da pista

Óleos, cascalho, areia e outros resíduos podem ser uma verdadeira armadilha para o motociclista. Até mesmo a própria pintura do asfalto pode atrapalhar. Todas essas substâncias fazem com que o pneu perca aderência com chão. Essa dica é ainda mais importante na hora de viajar, pois na estrada a velocidade é maior e a necessidade de aderência também.

Não se atrase

A falta de programação faz com que o motociclista saia com o objetivo de chegar mais rápido no destino. Tudo isso coloca a mente num estado de agitação e estresse, aumentando assim o número e a gravidade dos acidentes.

Depois desse artigo você percebeu que é seguro andar de moto. O segredo de qualquer veículo é saber conduzir com segurança. E aí, ficou ansioso para ter sua moto e conquistar aquela tão sonhada sensação de liberdade? Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a compra de motos.

Gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *