Quais são os acessórios de segurança essenciais para motociclistas?

Tempo de leitura: 3 minutos

No ano de 2014, somente no Estado de Rondônia, foram registrados mais de 12 mil acidentes envolvendo motos e 500 vítimas fatais.

Em Porto velho, foram mais de 3,4 mil incidentes e 75 mortos. Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas com o uso de acessórios de segurança para motociclistas e atitudes menos imprudentes.

Para que você não coloque a sua vida em risco, preparamos este post explicando quais acessórios são essenciais para a segurança do motociclista. Continue com a leitura!

Capacete e antena

Apesar de ser um item obrigatório para andar de moto, muitos motociclistas — principalmente no interior — ignoram o uso do capacete e até mesmo trafegam sem ter habilitação.

Qualquer impacto na cabeça, por menor que seja, pode causar danos irreversíveis ao cérebro levar à morte. Por isso, não cometa esse erro!

Outro item muito importante é a antena corta pipa. Apesar de não ser obrigatória pelo código de trânsito brasileiro, ela é essencial, principalmente, em grandes cidades e em épocas de férias escolares, quando o número de acidentes causados pelo uso de cerol nas linhas aumenta muito.

Esse é um componente barato e que faz muita diferença para a sua segurança.

Roupa impermeável e calçado adequado

Se você usa a sua moto para trabalhar e costuma pilotar em dias de chuva, é muito importante ter uma roupa impermeável ou capa de chuva adequada.

Por mais que ela não sirva como proteção em caso de acidentes, vai evitar que você fique molhado e contraia uma doença.

Outro erro comum que muitos motociclistas cometem é andarem descalços. Em caso de uma queda, as mãos, pés e pernas são as primeiras partes do seu corpo que terão contato com o chão e, se não estiverem bem protegidas, você pode se machucar seriamente, até mesmo em pequenos tombos.

Calças reforçadas e luvas

Assim como os calçados protegem os seus pés, calças mais resistentes são muito úteis para evitar escoriações nas pernas.

Procure por modelos especiais para motociclistas ou que sejam mais grossos, como é o caso do jeans, que consegue resistir mais a rasgos e não custa tão caro.

O uso de luvas adequadas — como as de couro — também é essencial. Além de evitar que você rale as mãos se houver uma queda, elas são muito importantes por garantir uma pegada melhor na manopla da moto, especialmente em dias de chuva, quando as chances de acidentes aumentam.

Jaquetas de proteção e baú

Quem costuma trafegar em estradas, principalmente no interior — em que as condições nem sempre são favoráveis —, o uso de uma jaqueta é indispensável, por proteger do sol, vento e detritos.

Além disso, mesmo na cidade, elas ajudam a evitar que você rale braços e costas em caso de queda.

Por fim, temos o baú de transportes. Esse não é um item desenvolvido para garantir a sua segurança ao pilotar, mas, se você tem uma moto que não é preparada para transporte de mercadorias e costuma fazer isso, corre o risco de sofrer um acidente por levá-las de forma incorreta.

Caso não goste desse componente, o ideal é adquirir uma motocicleta preparada para levar cargas, como a CG 125i Cargo.

Use corretamente os acessórios de segurança para motociclistas mostrados neste post e não ponha a sua vida em risco por querer economizar.

Não há nada melhor que um passeio de moto em um belo dia de sol e, para que você aproveite mais momentos como esse, seja prudente e respeite as leis de trânsito.

Gostou de conhecer os principais itens de segurança para motociclistas? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitos outros assuntos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *