5 equipamentos essenciais para andar de moto com segurança!

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber quais são e como escolher os melhores equipamentos para andar de moto aumenta o grau de segurança para o piloto nesse tipo de veículo em seu dia a dia.

Independentemente do estilo da moto ou das cilindradas, alguns itens são essenciais e devem ser usados por todos. A ausência de alguns desses equipamentos pode resultar, além da falta de segurança para o piloto, em multas.

Entretanto, vale chamar a atenção para o fato de que muitos motociclistas em busca de economia acabam optando por equipamentos de qualidade duvidosa, deixando de lado o que realmente importa: a segurança.

Na realidade, não é preciso procurar muito para podermos ver os deslizes de grande número de pilotos nas ruas. São pessoas andando de moto de chinelos, short e regatas, ou seja: sem nenhuma segurança corporal em caso de um eventual acidente.

De fato, alguns dos equipamentos essenciais para andar de moto podem não ter os preços mais atrativos do mundo. Por outro lado, com o avanço da tecnologia e os investimentos cada vez maiores no setor, a variedade tem aumentado, fazendo com que os preços baixem.

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar produtos de qualidade sem ter que gastar muito. Confira a seguir algumas dicas sobre alguns dos principais equipamentos para andar de moto.

1. Capacete

O primeiro item da lista tem mesmo que ser o principal deles. No Brasil, é obrigatório o uso de capacete. Contudo, é preciso que, na hora de comprar, o motociclista verifique se o produto tem o selo de certificação de qualidade do Inmetro.

Somente isso não basta. É preciso, também, considerar a qualidade dos materiais que foram usados.

Antes de comprar, experimente e avalie o conforto do capacete e o seu encaixe no rosto.

2. Jaquetas de verão

Não há nenhum equívoco aqui. Existem jaquetas de verão, e elas são uma ótima alternativa em segurança, principalmente considerando as altas temperaturas na maior parte do Brasil.

Basicamente, elas são a mesma coisa que os modelos tradicionais. O diferencial é que o tecido é vazado. Com isso, o ar passa mais facilmente e refresca a superfície do corpo.

3. Luvas

As luvas são essenciais para a segurança durante a pilotagem. Existem opções de cano longo e cano curto. Fica a critério do piloto escolher aquela que melhor se encaixe nas suas necessidades.

É interessante considerar, também, as luvas de verão, que, assim como as jaquetas de verão, são mais frescas e próprias para o uso em regiões quentes ou quando as temperaturas estão elevadas.

4. Calças

Nada de pilotar de bermuda por aí. Calças próprias para motociclistas garantem proteção para uma das partes do corpo que mais sofrem em quedas de moto.

Há vários modelos e estilos no mercado, incluindo aquelas para clima quente. Para aumentar a segurança, a dica é escolher uma que conte com proteção para os joelhos.

5. Protetor de coluna

Apesar de pouco comentado, esse item é tão importante quanto o capacete. Vale lembrar que, em caso de acidente, os ferimentos e ossos quebrados podem ser recuperados, mas se o dano for na coluna a situação pode ser irreversível.

O piloto pode considerar, por exemplo, se precisa de algo urbano ou para estradas, entre outros fatores. No final das contas, o que vale é escolher com cuidado para não deixar de lado a qualidade e a proteção.

Agora que você sabe um pouco mais sobre equipamentos para andar de moto com segurança, aproveite e compartilhe este post com os seus amigos em suas redes sociais preferidas.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *